Autoridades italianas apreendem mais de 11.000 antiguidades

As autoridades italianas apreenderam hoje mais de 11.000 antiguidades na Sicília (sul), desde o período helenístico até ao período medieval, que tinham sido roubadas de um sítio arqueológico clandestino.

covid-19, Itália, polícia

© REUTERS/Antonio Parrinello

Lusa
27/11/2021 13:55 ‧ 27/11/2021 por Lusa

Mundo

Escavação

 

A operação foi realizada pela unidade de protecção do património dos carabinieri (polícia militarizada) por ordem do Ministério Público de Patti, depois de uma denúncia da existência de uma escavação clandestina no sítio "Halaesa Arconidea".

Este é um enclave no extremo oriente da Sicília fundado pelo Siculi, o povo que dominou a Sicília antes da chegada dos colonos helénicos, que a partir do século VIII a.C. fizeram o sul da península italiana Magna Graecia.

A investigação "imediatamente" confirmou que o local estava a ser escavado clandestinamente, e os objetos encontrados, mais de 11.000 artigos de grande valor escondidos em duas casas em Caronia e Syracuse, foram apreendidos.

Os objectos incluem lâmpadas de petróleo, peças de tecelão, bustos, "oscilum" (medalhas utilizadas para ofertas votivas aos deuses), tesselas de mosaico, elementos de pasta de vidro e bronze e cerâmica dos tempos antigos e medievais.

A polícia identificou e denunciou os responsáveis pela escavação clandestina.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas