Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Polícia das Ilhas Salomão encontra três corpos após protestos violentos

A polícia das Ilhas Salomão encontrou três corpos num prédio incendiado e prendeu mais de 100 pessoas durante os protestos dos últimos dias face aos vínculos crescentes do país com a China.

Polícia das Ilhas Salomão encontra três corpos após protestos violentos
Notícias ao Minuto

12:10 - 27/11/21 por Lusa

Mundo Crime

Os órgãos de comunicação social australianos adiantaram apenas que os corpos foram encontrados na sexta-feira, depois de os protestos terem diminuído.

As Ilhas Salomão, que desde 1983 têm relações diplomáticas com Taiwan, optaram, em 2019, por romper com o território para reconhecer o Governo em Pequim como o único legítimo representante de toda a China. A China considera Taiwan uma das suas províncias, embora a ilha opere como uma entidade política soberana.

A decisão do Governo das Ilhas Salomão provocou o ressentimento de uma parte da população, que mantinha relações próximas com Taipé.

Na quarta-feira, centenas de pessoas protestaram para exigir a renúncia do primeiro-ministro, Manassah Sogavare, antes de seguirem para o distrito que reúne a comunidade chinesa na capital das Ilhas Salomão.

Os manifestantes incendiaram uma esquadra da polícia e saquearam lojas, até que a polícia interveio, lançando gás lacrimogéneo.

O primeiro-ministro Sogavare, que lamentou na quarta-feira o "triste e infeliz acontecimento que visa derrubar um governo democraticamente eleito", garantiu que permanecerá no poder.

As autoridades impuseram o recolher na capital Honiara, depois de um bloqueio de 36 horas ordenado pelo primeiro-ministro, que terminou na sexta-feira.

Andrew Yang, professor da Universidade Nacional Sun Yat-sen de Taiwan e ex-vice-ministro da Defesa, disse que os esforços da China para obter o reconhecimento diplomático das Ilhas Salomão são parte de uma competição pelo domínio regional com os Estados Unidos e seu aliado, a Austrália.

Leia Também: Polícia das Salomão disparam tiros de aviso para dispersar manifestantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório