Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Recorde de doses de reforço; Passageiros testados em Lisboa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Recorde de doses de reforço; Passageiros testados em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:14 - 27/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Portugal notificou 3.364 novos casos de infeção e mais 12 óbitos em 24 horas, de acordo com o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Os voos de e para Moçambique vão ser suspensos a partir das 00h00 de segunda-feira, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI), impondo ainda quarentena a passageiros oriundos de um conjunto de países africanos por causa da variante Omicron. 

O acesso a restaurantes, hotéis, recintos desportivos, ginásios e cabeleireiros da Madeira, entre outros espaços da região, exige a partir de hoje a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19 e um teste negativo.

A farmacêutica Novavax anunciou estar a preparar uma versão da sua vacina que combate a nova variante Omicron. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será retomado na manhã deste domingo.

23h05 - Madeira com quatro mortes em 24 horas eleva para 100 número de óbitos
 
A Madeira registou hoje quatro mortes associadas à covid-19, elevando para 100 o número de óbitos, e 96 novos casos de infeção, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS). Morreram hoje no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, quatro pessoas com covid-19, todas com comorbilidades associadas, indicou a DRS. Trata-se de dois doentes de 81 anos, um de 95 e outro de 57.

22h45 - EUA agradecem à África do Sul transparência sobre nova variante
 
O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) agradeceu hoje às autoridades sul-africanas pela sua transparência na comunicação em relação à nova variante do vírus da covid-19, Ómicron, considerando-as um exemplo para o resto do mundo. O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, manteve uma conversa telefónica com a sua homóloga sul-africana, Naledi Pandor, a quem transmitiu o seu "apreço" pela cooperação em matéria de saúde pública entre os dois países, disse o Departamento de Estado num comunicado.

22h19 - Primeiro caso da nova variante detetado na República Checa
 
O hospital regional em Liberec, no norte da República Checa, anunciou hoje a descoberta da nova variante Ómicron numa paciente com covid-19. "Podemos confirmar que a estirpe está autenticada", afirmou um porta-voz da instituição, Vacla Ricar, em declarações à televisão checa, observando que o principal laboratório do país irá agora analisar uma amostra.

21h59 - Angola com mais nove casos, nove recuperações e sem mortes em 24 horas
 
Angola registou nove novos casos de covid-19 e nove recuperações, nas últimas 24 horas, anunciou hoje a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, em Luanda, na atualização dos dados da pandemia no país. Cinco dos nove casos, oito do sexo masculino e um feminino, entre os 13 e 60 anos, foram diagnosticados no Zaire e quatro em Luanda.

21h35 - Angola alarga horário de restaurantes e ensaia alívio de restrições
 
Os horários de restaurantes e espetáculos musicais em Angola vão ser alargados até às 00:00 a partir de 15 de dezembro, a par de outras medidas de alívio de restrições face à covid-19 hoje anunciadas. As medidas de alívio, contempladas no decreto presidencial relativo à situação de calamidade publica, que vai vigorar entre 30 de novembro e 05 de janeiro, foram divulgadas no mesmo dia em que Angola anunciou também o fecho de fronteiras com vários países africanos para tentar controlar a nova variante do vírus da covid-19, identificada na África do Sul, que está a causar alarme a nível mundial.

21h31 - Brasil reporta mais 229 mortes e 9.233 novos casos da Covid-19

O Brasil reportou, nas últimas 24 horas, mais 229 mortes e 9.233 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados este sábado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). No total, desde o início da pandemia, o país já contabilizou 614.186 óbitos e 22.076.863 infeções. Estes números diários representam uma diminuição tanto nas vítimas mortais como nos contágios - esta sexta-feira contaram-se 12.392 novos casos e 315 mortes.

20h55 - Portugal bateu recorde diário ao administrar 90 mil doses de reforço

Portugal alcançou, este sábado, "um recorde diário na administração de doses de reforço contra a Covid-19, tendo sido vacinadas, até às 20h00, cerca de 90 mil pessoas". A informação foi revelada pela Direção-Geral da Saúde, em comunicado enviado às redações. Além da dose de reforço, "foram hoje vacinadas contra a gripe quase 36 mil pessoas. No total, foram administradas aproximadamente 126 mil doses", pode ler-se ainda na nota.

20h46 - Passageiros de voo oriundo de Maputo testados no aeroporto de Lisboa
 
As autoridades de saúde portuguesas estão a fazer testes à covid-19 a todos os 262 passageiros de um voo oriundo de Maputo, em Moçambique, que aterrou ao final da tarde no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. "As pessoas têm que fazer um teste e depois têm que cumprir 14 dias de isolamento profilático. Estão a ser notificadas pelo SEF nesse sentido e assim que foram acabadas as colheitas a todos os passageiros, os testes serão entregues no Instituto Ricardo Jorge", disse Bruno Borges, do INEM.

20h25 - Cientistas britânicos desdramatizam efeitos de nova variante
 
Cientistas britânicos relativizaram hoje o alarme gerado pela variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19, admitindo que, apesar das muitas mutações genéticas que tem, as vacinas continuarão provavelmente eficazes a prevenir a doença grave.

20h14 - Angola fecha fronteiras com 7 países africanos a partir de 1 de dezembro
 
Angola vai encerrar fronteiras com sete países africanos - África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Maláui, Moçambique, Namíbia e Zimbabué - a partir de 01 de dezembro, para tentar conter a propagação da nova variante do vírus da covid-19.

19h31 - Japão e Coreia do Sul restringem entrada de viajantes da África Austral
 
Japão e Coreia do Sul anunciaram hoje restrições de entrada a viajantes oriundos da África Austral, devido à variante Omicron do novo coronavírus, obrigando-os a quarentenas mais rigorosas. Japão e Coreia do Sul restringem entrada de viajantes da África Austral. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que o seu Governo vai adicionar Moçambique, Maláui e Zâmbia à lista de países com critérios de entrada mais rígidos, enquanto a Coreia do Sul vai restringir a emissão de vistos para viajantes da África do Sul - onde a variante Ómicron foi detetada inicialmente - e de outros sete países vizinhos

19h24 - Pretória refuta que nova variante na Europa tenha origem na África do Sul
 
O Governo sul-africano refutou hoje as alegações de que a nova variante do coronavírus que provoca a covid-19, detetada em Estados membros da União Europeia (UE), seja oriunda da África do Sul. "Também observamos que foram detetadas novas variantes em outros países. Cada um desses casos não teve ligações recentes com a África Austral", referiu a ministra das Relações Internacionais e Cooperação Naledi Pandor, em comunicado que a Lusa teve acesso.

19h18 - Omicron? Repatriamento de portugueses depende de "autoridades sanitárias"
 
O Presidente da República considerou hoje que o repatriamento de cidadãos portugueses, por causa da estirpe do SARS-CoV-2 recentemente descoberta, depende dos "juízos das autoridades sanitárias", mas lembrou que o processo é da competência do Governo.

18h54 - Governo dos Açores não vai alterar calendário escolar
 
A secretária regional da Educação dos Açores, Sofia Ribeiro, considerou hoje que não há "qualquer indício" sobre a necessidade de alterar a calendário escolar nos Açores, na sequência da crise pandémica da covid-19. A governante falava à margem da entrega de diplomas da Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, no concelho da Povoação.

18h26 - Itália (também) confirma primeiro caso da variante Omicron

Itália confirmou, na tarde deste sábado, o primeiro caso da variante no país. Trata-se de um homem que chegou ao país proveniente de Moçambique. O paciente e os seus contactos estão já isolados. De acordo com o Corriere de la Sera, o genoma foi sequenciado a partir de uma amostra positiva no Hospital Sacco, em Milão.

18h09 - Alemanha confirma dois primeiros casos da variante Omicron
 
A Alemanha confirmou, este sábado, os dois primeiros casos da variante Omicron. Os contágios foram descobertos na região da Baviera. As duas pessoas entraram no país através do aeroporto da cidade de Munique, no passado dia 24, antes de a Alemanha ter designado a África do Sul como área da nova variante. Os  infetados estão em isolamento.

18h04 - Novas restrições na Madeira e apelo à consciência cívica

O primeiro dia de novas medidas de contenção da covid-19 na Madeira decorre com relativa normalidade. Embora com pouca fiscalização por parte dos estabelecimentos, a afluência a alguns dos pontos de testagem do Funchal é significativa. A agência Lusa constatou junto de vários estabelecimentos do Funchal que a entrada de clientes decorria sem controlo, por parte dos agentes económicos, dos certificados de vacinação e do teste à covid-19.

17h56 - Bélgica começa a aplicar domingo restrições de voo a 9 países africanos
 
A Bélgica começa no domingo a aplicar restrições de viagem a nove países africanos (Lesoto, Botsuana, Zimbabué, Moçambique, Namíbia, Essuatíni, África do Sul, Malaui e Zâmbia), para evitar a propagação da variante de coronavírus Omicron, anunciaram as autoridades belgas. O gabinete do secretário de Estado de Asilo e Migração, Sammy Mahdi, confirmou a entrada em vigor das novas limitações de viagem, que serão avaliadas semanalmente, informou hoje a agência noticiosa Belga.

17h27 - Reino Unido volta a impor restrições à chegada. Hoje há mais 39.567 casos

O Reino Unido reportou, este sábado, mais 131 mortes e 39.567 casos relacionados com a Covid-19, segundo o mais recente relatório divulgado pelas autoridades de saúde. Numa conferência de imprensa, realizada esta tarde, Boris Johnson anunciou que as pessoas podem continuar a viajar para o país, mas terão de fazer um teste PCR ao segundo dia após a chegada e manterem-se em isolamento até terem um teste negativo. Qualquer que seja o país de origem.

16h26 - OMS quer melhor distribuição de vacinas para evitar mutações perigosas
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para a necessidade de uma melhor distribuição das vacinas para evitar mutações perigosas, como a variante Omicron, detetada na África do Sul, onde a taxa de vacinação é de apenas 25%. O surgimento da variante Omicron do coronavírus "prova que temos que acelerar a igualdade da distribuição de vacinas o mais rápido possível e proteger os mais vulneráveis em todos países", afirmou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sua conta oficial no Twitter.

16h19 - Omicron já está nos Estados Unidos? Fauci "não ficaria surpreendido"

A variante B.1.1.529, denominada Omicron, que foi detetada inicialmente na África do Sul, está a 'espalhar-se' pelo mundo, tendo já chegado à Europa - com casos na Bélgica e no Reino Unido. Anthony Fauci, o principal conselheiro em epidemiologia da Casa Branca, revelou, este sábado, que "não ficaria surpreendido" se esta também já se encontrasse nos Estados Unidos. Especialista garantiu que a Omicron "ainda não foi detetada" no país, mas que quando "existe um vírus que está a apresentar um grau de transmissibilidade e [que] já tem casos relacionados com viagens", "quase invariavelmente vai acabar por aparecer por toda a parte". 

15h56 - Academia de Ciências da Alemanha pede vacinação obrigatória
 
A Academia Nacional de Ciências da Alemanha pediu hoje "medidas claras e consistentes" para conter rápida e eficientemente a nova vaga de covid-19, como a redução de contactos sociais e a vacinação obrigatória. Os cientistas da Academia consideram ser urgente uma redução significativa dos contactos epidemiológicos, em particular nas regiões de alta incidência, por algumas semanas, mesmo entre pessoas que já tenham sido vacinadas, alegando que o "surgimento de novas variantes do vírus, como o Omicron, que pode ser mais infeccioso, torna uma ação rápida e consistente ainda mais urgente".  

15h09 - Portugal com mais 12 mortes e 3.364 novos casos

Portugal registou, nas últimas horas, mais 12 mortes e 3.364 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente relatório epidemiológico, revelado este sábado pela Direção-Geral da Saúde. Este é o quatro dia consecutivo com mais de 3 mil casos. Os dados constam no mais recente relatório epidemiológico, revelado este sábado pela Direção-Geral da Saúde. No total, desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 18.405 óbitos e 1.139.810 contágios.

14h38 - Detetados dois casos da Omicron no Reino Unido
 
O ministro da Saúde britânico adiantou que os dois casos estão ligados e que as pessoas infetadas estão em isolamento.

14h20 - Guiné-Bissau quer que UE aceite o seu certificado digital de vacinação

A alta comissária para a covid-19 na Guiné-Bissau, Magda Robalo, pediu hoje à União Europeia para aceitar o certificado digital de vacinação guineense, durante um encontro com a diretora-geral do Serviço Europeu Ação Externa, a embaixadora Rita Laranjinha.

14h18 - Diagnosticados seis casos nos Açores nas últimas 24 horas

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou nas últimas 24 horas seis casos de covid-19, sendo três na Terceira, um em São Miguel, um em São Jorge e um no Faial, resultantes de 776 testes realizados.

13h56 - Portugal quer vacinar mais de meio milhão de pessoas por semana

O responsável pelo núcleo de coordenação do plano de vacinação contra a covid-19 indicou hoje que o objetivo é atingir uma capacidade de inoculação de meio milhão de pessoas por semana.

13h43 - CEO da Lufthansa prevê proibição de voos para não vacinados em todo o mundo

O diretor executivo (CEO) da companhia aérea alemã Lufthansa, Carsten Spohr, está convencido de que serão impostas globalmente proibições de voos para pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Observamos essa tendência globalmente", afirmou ao diário regional Westdeutsche Allgemeine Zeitung (WAZ), recordando, por exemplo, que os Estados Unidos só estão a aceitar a entrada de pessoas vacinadas e salientando que "a liberdade global será mantida para os vacinados e curados".

13h41 -  Processo de vacinação vai acelerar e pode atingir 90%

O coronel Carlos Penha-Gonçalves prometeu hoje intensificar o processo de vacinação contra a covid-19 e manifestou-se convicto de que é possível atingir os 90% da população vacinada.

13h04 - Belenenses SAD não pediu adiamento do jogo. Há suspeitas da nova variante

Rui Pedro Soares garantiu, este sábado, que o Belenenses SAD "não pediu o adiamento do jogo" com o Benfica, relativo à 12.ª jornada da I Liga e agendado para esta noite.

"Temos vários jogadores infetados. Neste momento não vamos repetir os testes, vamos fazer é testes PCR. O Belenenses SAD não pediu o adiamento do jogo, por isso não houve recusa nem acordo", esclareceu, alertando para o caso de um dos jogadores infetados. 

"Temos de considerar a hipótese do Cafú Phete estar infetado com a nova estirpe, uma vez que veio da África do Sul", referiu Rui Pedro Soares. 

12h54 - Graça Freitas diz que estão a ser investigados casos da Omicron em Lisboa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu hoje que estão a ser investigados casos da nova variante do vírus que provoca a Covid-19, em pessoas que viajaram de África Austral, mas recusou serem "casos suspeitos".

"Neste momento há casos em investigação. Não pode dizer-se que são casos suspeitos. São casos que estão a ser investigados", afirmou quando questionada pela agência Lusa no final de uma visita ao Centro de Vacinação Covid-19 em São Domingos de Rana, Cascais.

Estes casos reportam-se a Lisboa, mas segundo Graça Freitas, "a qualquer momento pode surgir um alerta em qualquer região do país".

12h17 - "É extremamente improvável que a Omicron leve a um reinício da pandemia"

Numa altura em que se teme o impacto que a nova variante detetada na África do Sul, definida como Omicron, poderá ter a nível global, o diretor do Centro de Vacinação de Oxford, que desenvolveu a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, mostrou um otimismo cauteloso. “Se observarmos onde está a maioria das mutações, elas são semelhantes às regiões da proteína de pico que já foram vistas noutras variantes e isso diz-nos que, apesar das mutações existirem noutras variantes, as vacinas continuaram a prevenir a doença muito grave perante as variantes Alfa, Beta, Gama e Delta”, salientou Pollard.

12h07 -  África do Sul sente-se "castigada" por ter detetado variante Omicron

A África do Sul lamentou hoje o encerramento de muitas fronteiras aos seus cidadãos e viajantes, argumentando que a deteção da nova variante de covid-19, Omicron, "graças à excelência das equipas científicas do país", não deveria resultar nesse "castigo". 

12h02 - Luanda fecha espaço aéreo à África Austral

A notícia foi avançada durante a visita de Marcelo à capital de Angola, avança a SIC Notícias. Momentos antes, Marcelo já referira que se sentia seguro no país, apesar da propagação da nova variante Omicron em alguns países africanos.

11h38- Marcelo rejeita que nova variante do vírus seja preocupante para Angola

O Presidente da República rejeitou hoje que a disseminação da mais recente variante do coronavírus em Angola seja um fator de preocupação, sustentando que o país tem desde o início da pandemia uma política de contenção rigorosa. "Em Angola houve sempre, felizmente, uma política muito cuidadosa. Logo que cheguei [hoje], às 07:00, fiz o meu teste e tive o resultado logo a seguir. Houve sempre uma política muito cuidadosa quanto a entradas e saídas do território e quanto a testagem", declarou, acrescentando que Portugal também está "a contribuir".

11h12 - Variante Omicron "muito provavelmente já chegou à Alemanha"
 
Ministro do estado de Hesse revelou que "várias mutações típicas da Omicron" foram detetadas num passageiro que voltou da África do Sul.

10h53 - CDC diz que não foram identificados casos da Omicron nos Estados Unidos

Até ao momento não foi detetado qualquer caso da variante Omicron nos Estados Unidos, garantiu, esta sexta-feira, o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC na sigla em inglês). "Se surgir nos Estados Unidos, esperamos identificá-la rapidamente", frisou a agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano. 

10h50 -  Espanha só admite pessoas do Reino Unido com certificado de vacinação

Espanha só permitirá a entrada de passageiros procedentes do Reino Unido e da Irlanda do Norte com certificado de vacinação e não com testes negativos de covid-19 ou provas de superação da doença, após 01 de dezembro.

10h34 - Espanto e incertezas no último voo entre Moçambique e Portugal 

Já era noite de sexta-feira em Maputo quase se soube que iam ser suspensos os voos para Portugal, mas Orlando Marques apressou-se e ainda conseguiu bilhetes de última hora para ele e duas filhas. Hoje apanhou o derradeiro voo para Lisboa, ao encontro da esposa, antes da suspensão dos voos entre os dois países anunciada para as 00:00 de segunda-feira, no âmbito do encerramento de portas da Europa à África Austral para prevenir a entrada de uma nova variante do vírus da covid-19.

10h25 - Restrições de viagem em Macau são injustas e causam impacto psicológico

Especialistas consideram que as restrições de viagem e das maiores quarentenas do mundo impostas em Macau são injustas para a comunidade estrangeira que reside no território e podem causar problemas de saúde mental.

10h07 - Austrália restringe entradas no país a viajantes de África

A Austrália anunciou que restringirá hoje a entrada no país de viajantes que tenham visitado nas últimas semanas nove países africanos onde se suspeita que circula a nova variante omicrón da covid-19, considerada de risco pela OMS.

10h02 - Pelo menos 61 passageiros da África do Sul testam positivo em Amesterdão

Pelo menos 61 passageiros de dois voos da África do Sul testaram positivo para a covid-19 na chegada a Amesterdão, anunciaram hoje as autoridades sanitárias dos Países Baixos, que estão a analisar se se trata da nova variante Omicron. 

09h25 - EAU garantem que 100% da população já recebeu pelo menos uma dose

As autoridades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) garantiram hoje que toda a população local elegível para a vacinação contra a covid-19 recebeu "pelo menos uma dose da vacina", facto inédito em todo o mundo.

09h10 - Rússia reporta 1.239 mortes e quase 34 mil novos contágios em 24 horas

O centro de crise anticoronavírus russo anunciou este sábado que foram diagnosticados 33.946 novos casos de contágio e morreram mais 1.239 pessoas no espaço de 24 horas. No total, a Rússia contabiliza 9.536.825 casos positivos e 271.531 óbitos. 

08h38 - Portugueses na África do Sul sentem a nova variante como um "terramoto"

A comunidade portuguesa na África do Sul segue "com grande preocupação" a evolução da nova variante do coronavírus que causa a covid-19, detetada no país, com o impacto nos negócios, como as viagens, a ser visto como "um terramoto".

08h06 - Alemanha regista 67.125 casos e 303 óbitos. Incidência atinge novo máximo

A Alemanha reportou 67.125 novas infeções e mais 303 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados este sábado pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, a Alemanha soma 5.717.295 casos confirmados e 100.779 vítimas mortais. 

A incidência voltou a atingir um novo máximo, tendo aumentado para 444,3 casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. 

08h03 - Regulador dos EUA afirma que comprimido anti-covid-19 da Merck é eficaz

O comprimido anti-covid-19 desenvolvido pela Merck é eficaz no tratamento do novo coronavírus, afirmou a Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA) num relatório preliminar em que não se recomenda o uso em grávidas.

08h01 - O que se sabe e não se sabe sobre a variante Omicron?

A variante Omicron do coronavírus que causa a Covid-19 tem um grande número de mutações genéticas, algumas das quais preocupantes, e dados sugerem um risco acrescido de reinfeção por comparação com outras variantes do SARS-CoV-2. Segundo a OMS, esta estirpe, já "migrou" para Bélgica, Israel, Hong Kong e Botswana.

08h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. Pode recordar um registo anterior aqui

Leia Também: AO MINUTO: Máscaras nos bares; Fronteiras fecham-se para África Austral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório