Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Arábia Saudita e EAU encerram fronteiras a países da África Austral

A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e outros países árabes vão encerrar as suas fronteiras a viajantes provenientes da África Austral, devido ao surgimento da nova variante do coronavírus, foi hoje divulgado.

Arábia Saudita e EAU encerram fronteiras a países da África Austral
Notícias ao Minuto

22:27 - 26/11/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Os dois Estados do Golfo confirmaram a aplicação desta medida que proíbe os voos desde a África do Sul, Botswana, Essuatíni, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbabwe.

A Jordânia também anunciou medidas semelhantes, enquanto o Bahrein vai proibir as ligações internacionais a seis dos sete países, incluindo a África do Sul, noticia a agência AFP.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou hoje como "de preocupação" a nova variante B.1.1.529 do coronavírus que causa a covid-19, detetada pela primeira vez na África do Sul.

Segundo a OMS, a variante Omicron tem "um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes". Dados preliminares sugerem "um risco acrescido de reinfeção" com esta estirpe, por comparação com outras variantes de preocupação, adianta a agência da ONU em comunicado.

Os Estados-membros da União Europeia (UE) decidiram hoje suspender temporariamente voos de sete países da África Austral, incluindo Moçambique, devido à identificação de uma variante do coronavírus, causador da covid-19, na África do Sul, altamente mutante.

Na lista da UE estão o Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué.

Também os Estados Unidos, Canadá ou Rússia já encerraram as fronteiras a estes países da África Austral.

A covid-19 provocou pelo menos 5.180.276 mortes em todo o mundo, entre mais de 259,46 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Leia Também: EUA e Rússia também fecham fronteiras a países da África Austral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório