Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

República Dominicana apela à comunidade internacional para resolver crise

O chefe da diplomacia da República Dominicana, Robert Álvarez, apelou hoje à comunidade internacional para encontrar uma solução para o "grave clima de violência e insegurança" no Haiti.

República Dominicana apela à comunidade internacional para resolver crise
Notícias ao Minuto

18:14 - 26/11/21 por Lusa

Mundo Haiti

Alvarez discursava na sessão inaugural da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade Ibero-Americana, em Santo Domingo, que conta com a presença do chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva.

Após alertar para a situação no Haiti, Alvarez instou os seus homólogos a apelar à comunidade internacional para que ajude o país com a "assistência necessária" para "superar o grave clima de violência e de insegurança" e promover um diálogo nacional "que conduza a eleições livres, justas e transparentes".

A capital da República Dominicana vai receber em 2022 a 28.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização.

A crise social, política e económica no Haiti, país com o qual a República Dominicana divide a ilha de La Hispaniola, agravou-se após o assassínio, a 07 de julho, do presidente Jovenel Moise, atentado perpetrado na sua própria residência, em Port-au-Prince.

Por outro lado, Álvarez também pediu consensos para superar a situação imposta pela pandemia e espera que a reunião de hoje avance na escolha da personalidade que assumirá a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) para substituir Rebeca Grynspan. 

Grynspan deixou a SEGIB quando foi nomeada Secretária-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). 

Entre os candidatos à sucessão de Grynspan estão os ministros dos Negócios Estrangeiros da Guatemala, Pedro Brolo, e do Chile, Andrés Allamand, a ex-Presidente do Equador Rosalía Arteaga e o ex-ministro peruano José Antonio García Belaúnde.

Além da eleição do novo secretário-geral, os trabalhos da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros Ibero-Americanos vão debater assuntos como a resposta multilateral e ibero-americana aos efeitos da pandemia de covid-19, na perspetiva de uma recuperação económica que permita também avançar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia Também: Libertados dois dos 17 missionários raptados em outubro no Haiti

Recomendados para si

;
Campo obrigatório