Tribunal reduz sentença por abuso sexual de um menino de 10 anos na Índia

Supremo Tribunal indiano reduz pena a um homem que abusou sexualmente de um rapaz de 10 anos.

Abuso sexual de menores, crianças

© Shutter Stock

Notícias ao Minuto
25/11/2021 10:43 ‧ 25/11/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Índia

Poucos dias depois de o Supremo Tribunal indiano, de forma polémica, ter inocentado um homem que agrediu sexualmente uma menina de 12 anos porque "não houve contacto físico direto pele com pele" com a vítima, outro julgamento reduziu a pena de prisão de um homem condenado por forçar um menino de 10 anos a fazer sexo oral.

O crime a que esta decisão reporta aconteceu em 2016, quando o homem acusado visitou a casa da vítima e a levou a um templo local onde dela abusou sexualmente. O abusador deu à criança 20 rúpias (0,24 euros) para ficar calada sobre a agressão e ameaçou-a com consequências graves se o denunciasse.

Em agosto de 2018, o tribunal considerou o homem culpado de "agressão sexual com penetração agravada" sob a lei de Proteção de Crianças contra Crimes Sexuais (POCSO), e o agressor foi condenado a uma sentença de 10 anos de prisão.

O homem recorreu desta sentença e, na semana passada, o juiz do Supremo Tribunal indiano reduziu a sua pena de prisão para sete anos, dizendo que, segundo a lei, a agressão não foi "agravada", o que implica que o crime foi menos grave do que o tribunal julgara no anterior julgamento.

A indignação sobre este caso chegou ao Twitter e muitos foram os indianos que se revoltaram contra esta decisão. A deputada indiana Mahua Moitra alertou, por exemplo, ser necessário os tribunais "acordarem" para a lei dos crimes sexuais contra crianças.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas