Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Morreu Francisca Susano, 'a pessoa mais velha do mundo', aos 124 anos

Era a última mulher viva a ter nascido nos anos de 1800.

Morreu Francisca Susano, 'a pessoa mais velha do mundo', aos 124 anos
Notícias ao Minuto

09:32 - 25/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Filipinas

Morreu Francisca Susano, na segunda-feira, aos 124 anos. Acredita-se que 'Lola', como era conhecida, terá sido até então a 'pessoa mais velha do mundo' e a última mulher viva a ter nascido nos anos de 1800. Para já ainda não são conhecidas as causas da morte.

O óbito foi confirmando pelos responsáveis da sua província natal, Kabankalan, Negros Occidental. “É com grande tristeza no coração que recebemos a notícia de que nossa querida Lola Francisca Susano faleceu na madrugada desta segunda-feira”, publicou o governo estadual no Facebook. 

Nascida em setembro de 1897 - um ano antes de Espanha ter cedido o controlo das Filipinas aos Estados Unidos - Francisca era a última sobrevivente no mundo a ter nascido no séc. XIX. Para pôr a sua fantástica idade em perspetiva... esse foi o mesmo ano em que a colher para fazer bolas de gelado e o algodão doce foram inventados.

Em setembro, o Guinness ainda estava a confirmar os documentos de Francisca, mas acabou por morrer antes de terem hipótese de a reconhecer oficialmente como a pessoa mais velha do mundo. Uma vez verificada, eclipsaria oficialmente Jeanne Calment, de França, que morreu em 1997 aos 122 anos.

Francisca atribuía a sua longevidade recorde à dieta predominantemente vegetariana e à abstinência de álcool.

Leia Também: Irmãs japonesas com 107 anos são as gémeas mais velhas do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório