Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Biden homenageia ucranianos mortos na Grande Fome e reforça apoio a Kiev

O Presidente dos Estados Unidos prestou quarta-feira homenagem aos milhões de ucranianos que morreram durante a Grande Fome nos anos de 1930 na Ucrânia, sob o regime soviético de Estaline, reforçando o apoio a Kiev no conflito com Moscovo.

Biden homenageia ucranianos mortos na Grande Fome e reforça apoio a Kiev
Notícias ao Minuto

06:15 - 25/11/21 por Lusa

Mundo EUA

"Honramos solenemente e prestamos homenagem aos milhões de ucranianos inocentes que sofreram e morreram durante o Holodomor", adiantou Joe Biden, em comunicado.

O presidente norte-americano disse que os homens, as mulheres e as crianças que morreram, entre 1932 e 1933, "foram vítimas das políticas brutais e dos atos deliberados do regime de José Estaline".

Milhões de ucranianos morreram num espaço de um ano devido à coletivização forçada das colheitas decidida pelo líder da antiga União Soviética, deixando os fazendeiros e aqueles que dependiam deles sem recursos alimentares.

Referindo-se às atuais tensões entre os russos e os ucranianos, Joe Biden assegurou que os Estados Unidos "reafirmam o compromisso com o povo da Ucrânia", bem como o "apoio inabalável à soberania e integridade territorial" daquele país no leste europeu.

As recentes atividades militares russas nas fronteiras com a Ucrânia alarmaram os aliados ocidentais em Kiev, estando preocupados com o facto de Moscovo estar a planear uma invasão.

O Kremlin rejeitou de forma consistente essas acusações, acusando o Ocidente de propagar "histeria" e desinformação.

O Exército ucraniano está envolvido num conflito latente entre os separatistas apoiados pela Rússia nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk.

A Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014.

Leia Também: Biden responsabiliza petrolíferas pelos preços elevados dos combustíveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório