Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Eslováquia pondera confinamento à medida que país bate recorde de casos

Hoje foram reportados mais de 10 mil casos no país, que tem o maior aumento de casos per capita do mundo.

Eslováquia pondera confinamento à medida que país bate recorde de casos
Notícias ao Minuto

11:53 - 24/11/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Eslováquia reportou o maior aumento diário de casos de Covid-19, na quarta-feira, ao mesmo tempo que o governo deverá reunir-se para discutir um novo confinamento de curta duração para combater a subida de infeções - hoje foram notificados 10.315 contágios. O país, de 5,5 milhões de habitantes, tem o maior aumento de casos per capita do mundo, segundo dados disponíveis no Our World in Data, consultados pela Reuters.

A Europa tem-se tornado, nas últimas semanas, o epicentro da pandemia novamente. A Áustria já confinou a população durante pelo menos dez dias, sendo assim o primeiro país a reinstituir esse tipo de restrições, e a Eslováquia está a ponderar adotar o mesmo tipo de passo quando o governo se reunir hoje. 

Já antes da reunião, o ministro da Defesa, Jaroslav Nad, disse que não havia alternativa. "Se quisermos ser responsáveis, temos apenas uma opção, o resto é populismo", disse ao site de notícias Dennik N, que relatou anteriormente que os partidos do governo tinham um acordo preliminar sobre um confinamento de duas semanas.

Na Eslováquia, que tem a terceira menor taxa de vacinação da União Europeia, com apenas 45% da população inoculada, o aumento de contágios está a causar uma nova pressão sobre os hospitais. O Ministério da Saúde disse que o número de pessoas hospitalizadas atingiu um "ponto crítico" de 3.200 e que se aproxima dos picos de cerca de 3.800 registados na última vaga da pandemia. A maioria dos pacientes não foi vacinada.

Leia Também: Eslováquia anuncia restrições para os não vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório