Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Navio de guerra dos EUA cruza estreito de Taiwan após cimeira Biden

Um navio de guerra dos Estados Unidos cruzou hoje o Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China continental, pela primeira desde a cimeira virtual entre Joe Biden e Xi Jinping.

Navio de guerra dos EUA cruza estreito de Taiwan após cimeira Biden
Notícias ao Minuto

11:48 - 23/11/21 por Lusa

Mundo Xi Jinping

A passagem pelo Estreito de Taiwan do USS Milius, navio da classe Arleigh Burke equipado com mísseis, foi um trânsito simples de rotina, indicou a Sétima Frota dos Estados Unidos.

Esta travessia "demonstra o compromisso dos Estados Unidos com um Indo-Pacífico livre e aberto", lê-se num comunicado.

Há uma semana, o Presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden. Taiwan foi um dos temas da reunião.

Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça usar a força caso a ilha declare a independência.

O líder chinês advertiu Joe Biden que encorajar a independência da ilha é "uma tendência muito perigosa que equivale a brincar com fogo".

Navios de guerra dos EUA realizam exercícios periodicamente naquele estreito, irritando Pequim, que reivindica a ilha e as águas ao seu redor.

Os Estados Unidos e muitos outros países, como o Reino Unido, Canadá, França e Austrália acreditam que esta área pertence a águas internacionais e, portanto, está aberta a todos.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian, condenou hoje a travessia, apontando-a como uma "tentativa deliberada de interromper e minar a paz e a estabilidade regionais".

"Os Estados Unidos deveriam corrigir imediatamente o seu erro", alertou.

Collin Koh, investigador da Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam, em Singapura, mantém um banco de dados sobre o número de travessias relatadas por norte-americanos no Estreito de Taiwan.

Nove foram realizadas em 2019 e 15 em 2020. Este ano, já foram feitas 11 travessias, incluindo a realizada pelo USS Milius.

Leia Também: Biden e Xi Jinping querem iniciar discussões sobre armamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório