Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Partido conservador colombiano no poder indica candidato às presidenciais

O partido conservador colombiano no poder, o Centro Democrático, indicou hoje Oscar Zuluaga como o seu candidato às eleições presidenciais, a decorrerem na primavera do próximo ano, depois de não ter conseguido ser nomeado em 2014.

Partido conservador colombiano no poder indica candidato às presidenciais
Notícias ao Minuto

06:19 - 23/11/21 por Lusa

Mundo Colômbia

Na ocasião, o empresário e político de 62 anos foi vencido por Juan Manuel Santos, que esteve no poder entre 2010 e 2018.

Oscar Zuluaga foi designado após uma votação interna no partido, contra outros quatro candidatos.

O Centro Democrático é liderado pelo antigo presidente Álvaro Uribe Velez, que cumpriu o mandato presidencial de 2002 a 2010.

O candidato indicado pelo partido às eleições de 2022, que também foi ministro das Finanças de Uribe, prometeu hoje trabalhar em prol do "emprego, segurança, educação, saúde e igualdade".

Criticado pela falta de carisma, Oscar Zuluaga terá de se esforçar para que o seu partido se mantenha no poder, enquanto o presidente cessante, Ivan Duque, também do Centro de Democrático, atinge recordes de impopularidade nas urnas e a lei o impede de se recandidatar a um segundo mandato.

Atualmente, é o candidato de esquerda (que nunca governou na Colômbia), Gustavo Petro, antigo guerrilheiro que se tornou presidente da Câmara de Bogotá, que domina as intenções de voto.

Zuluaga garante que quer construir um "consenso" numa sociedade ainda muito polarizada, desde a assinatura em 2016 de um acordo de paz histórico com os guerrilheiros marxistas das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ao qual o Centro Democrático se opôs por considerar ser muito favorável aos rebeldes.

"Vemos uma coligação de esquerda populista com discurso contra a liberdade, contra o mercado livre e contra a força pública, que procura impor um modelo que fracassou em Cuba, Venezuela, Argentina e Nicarágua e Peru", denunciou.

Leia Também: Equador e Colômbia reabrem fronteiras em dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório