Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Áustria arranca hoje com confinamento para combater aumento de casos

Confinamento na Áustria terá uma duração de pelo menos dez dias, mas que podem estender-se a 20.

Áustria arranca hoje com confinamento para combater aumento de casos
Notícias ao Minuto

08:22 - 22/11/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Áustria entrou, na manhã desta segunda-feira, em confinamento a nível nacional num esforço para combater o aumento de infeções por Covid-19. Esta restrição surge num momento em que a média de mortes diárias triplicou nas últimas semanas e em que alguns hospitais começaram a alertar para o facto de estarem a ficar sem capacidade nas unidades de cuidados intensivos.

O confinamento terá duração de pelo menos dez dias, mas que podem ser prolongados para 20, recorda a Associated Press. As pessoas só poderão sair de casa por motivos específicos, como ir às compras, ao médico ou praticar exercício.

O chanceler austríaco Alexander Schallenberg também anunciou na semana passada que a Áustria vai introdução uma obrigação no que à vacina diz respeito a partir de 1 de fevereiro. Os detalhes de como irá funcionar ainda não estão claros, mas o governo disse que as pessoas que não cumprirem irão enfrentar multas.

Na passada sexta-feira, Schallenberg pediu desculpa a todas as pessoas vacinadas, reconhecendo não ser justo que tivessem de sofrer com as novas restrições. Anteriormente, o país tinha tentado confinar apenas as pessoas não vacinadas, mas isso não retardou as infeções o suficiente.

A Áustria está entre vários países da Europa Ocidental onde as infeções estão a aumentar rapidamente e onde há preocupações de que as taxas de vacinação não sejam suficientes para conter um aumento de inverno nos hospitais. Este é o quarto confinamento no país desde o início da pandemia.

Leia Também: Áustria volta a confinar. E quer tornar vacinas obrigatórias para o ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório