Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Acaba confinamento e política de casos zero em Auckland

A Nova Zelândia vai acabar com o confinamento de três meses e meio na maior cidade do país, Auckland, no início de dezembro, e da política de 'casos-zero' para combater o novo coronavírus, disse hoje a primeira-ministra.

Acaba confinamento e política de casos zero em Auckland
Notícias ao Minuto

06:59 - 22/11/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Jacinda Ardern disse que a partir de 02 de dezembro, a Nova Zelândia vai adotar uma nova resposta à covid-19, destinada a conter a variante delta em vez de a tentar eliminar completamente.

"A dura verdade é que [a variante delta] está aqui e não vai desaparecer", disse Arden aos jornalistas.

"Embora nenhum país tenha conseguido eliminar completamente a variante delta, a Nova Zelândia está melhor colocada do que a maioria para a enfrentar", acrescentou.

Até agora, o seu Governo tinha como objetivo a completa eliminação do vírus, uma política com medidas rigorosas de contenção, rastreio dos contactos e controlos fronteiriços.

A doença matou apenas 40 pessoas numa população de cinco milhões, mas a pressão tem vindo a aumentar para acabar com o confinamento imposto a Auckland desde que a variante Delta foi aí detetada em agosto.

Ardern tinha inicialmente planeado alterar a política uma vez alcançada uma taxa de vacinação de 90% no país, mas acabou por antecipar a reabertura quando o nível de vacinação é atualmente de cerca de 83%.

Auckland está atualmente isolada do resto da Nova Zelândia, com bloqueios de estradas que deverão ser levantados a 15 de dezembro.

As regras rigorosas de quarentena para as chegadas internacionais vão permanecer em vigor, mas a a primeira-ministra comprometeu-se a flexibilizá-las no início do próximo ano.

Leia Também: Nova Zelândia alarga confinamento a todo o país até 24 de agosto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório