Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Milhares de australianos protestaram contra restrições

Milhares de australianos participaram hoje, em várias cidades do país, em protestos contra as medidas anti-covid e contra a vacinação obrigatória em alguns setores.

Notícias ao Minuto

11:26 - 20/11/21 por Lusa

Mundo Austrália

Os manifestantes responderam assim a uma iniciativa internacional denominada "Protesto Mundial pela Liberdade", que foi convocado em muitos países para criticar as restrições e a política de vacinas por ocasião da pandemia de covid-19.

"Vacinar crianças é genocídio" ou "Não há vacinação obrigatória" foram algumas das mensagens veiculadas pelos manifestantes nos protestos, geralmente pacíficos, na Austrália, em cidades como Sydney, Melbourne e Perth.

As autoridades australianas, que conseguiram vacinar mais de 70% de sua população contra a covid-19, exigem a vacinação em alguns setores, como educação e saúde, embora as regras variem de estado para estado.

Em setembro, houve dezenas de prisões de manifestantes anti-vacina em protestos contra as medidas anti-covid, devido a cenas de violência ocorridas em Melbourne, capital do estado de Victoria.

Os protestos de outubro foram convocadas por sindicatos de trabalhadores da construção civil por causa da obrigatoriedade de serem vacinados contra a covid-19 para conseguir um emprego na indústria.

As autoridades australianas, que fecharam as fronteiras em março de 2020, permitiram a entrada de australianos vacinados e residentes permanentes a partir de 01 de novembro, sem necessidade de quarentena nas cidades de Sydney e Melbourne.

A Austrália, que em outubro teve um surto de covid-19 ligado à variante delta, acumulou mais de 196 mil infeções e cerca de 1.933 mortes desde o início da pandemia.

Leia Também: AO MINUTO: Como evoluiu o emprego?; Situação "moderadamente preocupante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório