Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Etiópia. António Guterres pede cessar-fogo em Tigray

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu um cessar-fogo na região etíope de Tigray, em conversas telefónicas separadas com os responsáveis das duas partes em conflito, disse um porta-voz.

Etiópia. António Guterres pede cessar-fogo em Tigray
Notícias ao Minuto

06:46 - 20/11/21 por Lusa

Mundo Etiópia

Em coordenação com o ex-Presidente (da Nigéria) Olusegun Obasanjo e o Presidente (do Quénia) Uhuru Kenyatta, Guterres manteve conversações telefónicas separadas com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, e com o líder da Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF), Debretsion Gebremicheal, indicou, na sexta-feira, o porta-voz Stephane Dujarric.

Guterres pediu aos dois responsáveis que "terminassem os combates e iniciassem uma negociação abrangente para resolver a crise atual", acrescentou Dujarric.

Também na sexta-feira, os 15 membros do Conselho de Segurança não conseguiram chegar a acordo sobre uma declaração sobre um cessar-fogo em Tigray.

Um projeto de texto apresentado pela Irlanda, membro não permanente do Conselho, "foi bloqueado pela China e pela Rússia", disse uma fonte diplomática, que pediu o anonimato, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A missão diplomática russa reconheceu a existência de um desacordo, indicou a AFP, que adiantou não ter sido possível obter qualquer declaração da missão chinesa.

No projeto de declaração, obtido pela AFP, o Conselho de Segurança tinha apelado ao "acesso humanitário sem entraves", ao "fim das hostilidades" e ao lançamento de um "diálogo inclusivo" na Etiópia.

A guerra entre o Governo etíope e a TPLF, iniciada em 04 de novembro do ano passado, causou milhares de mortos e mais de dois milhões de deslocados.

Leia Também: Guterres afirma que conclusão de "compromisso" não atrasa catástrofe

Recomendados para si

;
Campo obrigatório