Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Índia revoga leis da reforma agrária depois de um ano de protestos

A Índia vai revogar três leis da reforma agrária, depois de um ano de protestos maciços de agricultores, anunciou hoje o primeiro-ministro indiano.

Índia revoga leis da reforma agrária depois de um ano de protestos
Notícias ao Minuto

06:45 - 19/11/21 por Lusa

Mundo Narendra Modi

"Decidimos revogar as três leis agrícolas. Vamos iniciar o processo constitucional de revogação destas três leis na sessão parlamentar, a partir do final deste mês", disse Narendra Modi, num discurso à nação.

"Apelo a todos os agricultores que participam nos protestos para que regressem a casa (...) Comecemos de novo e avancemos", acrescentou.

Aprovadas em setembro do ano passado, as leis iam permitir aos agricultores vender aos compradores da sua escolha, em vez de se voltarem exclusivamente para mercados controlados pelo Estado que fornecem um preço mínimo de apoio em certos produtos.

Desde novembro do ano passado que pequenos agricultores têm realizado protestos maciços por se sentirem ameaçados pela liberalização, que os obrigaria a vender os produtos a grandes empresas e intermediários.

Os acampamentos de agricultores em protesto nas estradas nos arredores de Nova Deli geraram uma rede de solidariedade, em que todos os dias tratores entregam aos manifestantes madeira e alimentos.

Este movimento é um dos maiores desafios que o país tem enfrentado desde que Narendra Modi chegou ao poder, em 2014.

Leia Também: COP26: China e Índia querem mudar texto, UE pede "por amor de Deus, não"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório