Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Criança de 11 anos raptada à entrada da escola em Joanesburgo

Uma menina de 11 anos foi raptada hoje de manhã à entrada de uma escola primária em Mayfair, subúrbio residencial próximo do centro da cidade de Joanesburgo, anunciou o ministro da Educação da província de Gauteng.

Criança de 11 anos raptada à entrada da escola em Joanesburgo

De acordo com Panyaza Lesufi, citado por vários órgãos de imprensa sul-africanos, a criança de 11 anos foi raptada por homens armados às 7h00 locais no momento em que aguardava na fila para cumprir os protocolos da Covid-19 junto ao portão de entrada na escola primária EP Baumann, em Mayfair.

"O incidente aconteceu do lado de fora do portão da escola quando a criança estava na fila para ser higienizada e rastreada", afirmou Lesufi, acrescentando que "a polícia está a investigar as circunstâncias do incidente".

O governante sul-africano condenou o alegado crime, salientando que as autoridades destacaram uma equipa de apoio psicológico para a escola "para assistir os alunos e funcionários da escola que podem estar afetados pelo trauma de terem testemunhado este infeliz incidente".

A polícia sul-africana não confirmou até ao momento o incidente.

"Dois homens armados com AK47's pararam num Toyota Yaris quando as crianças faziam fila do lado de fora do portão e chamaram a menina. Sabiam o seu alvo", adiantou a vereadora Rickey Nair, em declarações à imprensa no local.

"Os professores estão traumatizados e não há nada que possa ser feito porque é crime organizado", referiu Nair.

No mês passado, quatro rapazes de uma família de descendência indiana, entre os 6 e 15 anos, foram sequestrados a caminho de uma escola privada na cidade de Polokwane, nordeste da África do Sul, e devolvidos à família após três semanas, segundo a polícia sul-africana.

Pelo menos quatro incidentes ocorreram em outubro, em Joanesburgo, incluindo o rapto de dois empresários, um deles chinês, disse o ativista anti-crime sul-africano Yusuf Abramjee à Lusa.

Dados oficiais da polícia sul-africana (SAPS) indicam um aumento substancial de 133% nos casos denunciados à polícia desde 2010/11, de 2.839 casos para 6.623 em 2019/20, segundo o Instituto de Estudos de Segurança de Pretória.

Leia Também: Português dono de loja atingida por explosão acaba por morrer no hospital

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório