O avistamento de uma coruja-das-neves, conhecida como a "coruja do Harry Potter", nas falésias do Cabo Peñas em Gozón, nas Astúrias, gerou grande entusiasmo entre fãs de pássaros e surpreendeu especialistas em Espanha.
Este é o terceiro avistamento da espécie em terras espanholas após o aparecimento de dois exemplares em Santander e Luanco.
O seu habitat está longe de território espanhol, na tundra ártica, e por isso está a gerar muita curiosidade.
De acordo com a rede de televisão espanhola Telecinco, acredita-se que esta coruja tenha vindo do Canadá Ártico e tenha "conseguido chegar à costa das Astúrias de barco, onde poderá ter encontrado, entre as falésias, um bom lugar para se alimentar".
“Todos a conhecem como a coruja do Harry Potter”, explicou Daniel López, famoso ornitólogo asturiano. Esta é uma espécie típica dos países escandinavos e do norte do Canadá e por isso não é habitual vê-la em território espanhol.
A raridade motivou vários ornitólogos e apaixonados por pássaros a viajarem até às Astúrias para encontrar a "coruja do Harry Potter".
Cuando un sueño se hace realidad, surge la necesidad de compartirlo. Jamás pensé que podría ver un búho nival salvaje y hoy lo hemos disfrutado cientos de personas en #Asturias
— 𓅃 Avᥱs Ibᥱ́r𝚒ᥴᥲs 𓅔𓅐𓅢𓅮𓅪 (@avesibericas) November 15, 2021
¿Queréis saber más de él? Abro #hilo #aves #birds #owls #buhos #naturaleza #nature #ilovebirds #mega pic.twitter.com/MzuQwGECQO
Leia Também: HBO terá uma reunião especial de 20 anos de 'Harry Potter'