Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Polónia vai construir muro na fronteira com a Bielorrússia em dezembro

A construção deve ser concluída no primeiro semestre do próximo ano. O muro vai custar cerca de 355 milhões de euros.

Polónia vai construir muro na fronteira com a Bielorrússia em dezembro
Notícias ao Minuto

16:54 - 15/11/21 por Fábio Nunes

Mundo Crise Polónia-Bielorrússia

O governo polaco anunciou esta segunda-feira que vai começar a construir um muro na fronteira com a Bielorrússia em dezembro, avança a AFP. A decisão foi revelada pelo ministro do Interior da Polónia, Mariusz Kaminski, que adiantou que a construção do muro deverá ser concluída no primeiro semestre de 2022. 

"O empreendimento que temos de fazer é absolutamente estratégico e é um investimento prioritário para a segurança da nação e dos cidadãos", esclareceu o ministro do Interior. 

Kaminski afirmou que os contratos para a construção do muro na fronteira com a Bielorrússia vão ser assinados até ao dia 15 de dezembro, e o trabalho vai começar no final desse mês. 

O ministro acrescentou que a construção será realizada por várias empresas e que o muro vai ter um custo de cerca de 355 milhões de euros e vai estender-se por 180 quilómetros - cerca de metade da extensão da fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. 

O parlamento polaco já tinha aprovado a construção do muro no mês passado. 

Desde o verão, milhares de pessoas - na sua maioria provenientes do Médio Oriente - atravessaram ou tentaram atravessar a fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. O governo reagiu a esse fluxo migratório destacando milhares de soldados para a fronteira e implementando o estado de emergência nessa zona. 

A Lituânia, que também partilha a fronteira com a Bielorrússia, enfrentou igualmente um elevado fluxo migratório. Por esse motivo, começou este mês a construir um muro na fronteira com a Bielorrússia. 

[Notícia atualizada às 17h14]

Leia Também: Berlim descarta acolhimento de migrantes retidos na fronteira polaca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório