Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

HRW diz que COP27 no Egito põe em risco participação da sociedade civil

A organização Human Rights Watch (HRW) defendeu hoje que a eleição do Egito como sede da próxima Cimeira do Clima (COP27), marcada para 2022, coloca em risco a participação da sociedade civil.

HRW diz que COP27 no Egito põe em risco participação da sociedade civil
Notícias ao Minuto

09:08 - 15/11/21 por Lusa

Mundo Human Rights Watch

A COP27 vai decorrer na cidade turística de Sharm al Sheikh, localizada ao sul da Península do Sinai (nordeste), onde não haverá "possibilidade de manifestações de rua como as de Glasgow", no âmbito da COP26, considerou a HRW, numa declaração.

O governo egípcio "controla estritamente os protestos, usando a lei anti-protesto de 2013, que proíbe qualquer reunião pública sem a aprovação do Ministério do Interior. As forças de segurança dispersam habitualmente as manifestações usando força excessiva e prenderam já milhares de pessoas por protestarem sem permissão", refere a nota.

O vice-diretor da HRW para o Médio Oriente, Joe Stork, disse, em comunicado, que a escolha do Egito é má, pois "recompensa o governo repressivo do presidente Abdelfatah al Sisi".

De acordo com a organização, "a repressão implacável do Egito contra a sociedade civil egípcia torna altamente improvável que os ativistas climáticos sejam capazes de operar com segurança durante a conferência".

Stork pediu ainda aos países participantes da conferência do clima do próximo ano que exijam que "o Egito tome medidas concretas para proteger a reunião pacífica e a liberdade de expressão na preparação para a COP27".

Leia Também: Ativistas de direitos humanos julgados na Grécia em caso criticado por PE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório