Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Afeganistão. Qatar vai representar interesses dos EUA em Cabul

O Qatar vai passar a representar os interesses dos Estados Unidos no Afeganistão, com o encerramento da embaixada norte-americana em Cabul na sequência da tomada do poder pelos talibãs, em agosto, indicou hoje o Departamento de Estado.

Afeganistão. Qatar vai representar interesses dos EUA em Cabul
Notícias ao Minuto

18:22 - 12/11/21 por Lusa

Mundo Antony Blinken

Após receber em Washington o homólogo do Qatar, Mohammed ben Abderrahmane Al-Thani, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, assinou um acordo que prevê o estabelecimento de um departamento dedicado aos interesses dos Estados Unidos na embaixada do Qatar em Cabul.

Os Estados Unidos estão "gratos" pela "liderança e apoio" do Qatar em relação ao Afeganistão, disse Blinken, ladeado por Al-Thani.

O Qatar, que abriga atualmente uma importante base militar dos Estados Unidos, desempenhou um papel crucial no fim da intervenção norte-americana no Afeganistão, tanto em termos diplomáticos quanto logísticos, para as operações de retirada.

Desde que os talibãs chegaram ao poder, em agosto, as operações consulares norte-americanas no Afeganistão já tinham começado a partir do Qatar. 

Segunda-feira, o enviado dos Estados Unidos para o Afeganistão, Thomas West, sublinhou que a reabertura da embaixada norte-americana em Cabul não está a ser considerada.

Os Estados Unidos, como o resto da comunidade internacional, não reconheceram o Governo instituído pelos talibãs em meados de agosto no Afeganistão, em plena retirada total das forças norte-americanas que os combateram durante 20 anos.

Leia Também: EUA condenam ataque a PM do Iraque e oferecem ajuda na investigação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório