Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Não vacinados devem refletir sobre o seu papel na sociedade, diz Merkel

A afirmação surge num momento em que os casos de infeção estão a aumentar na Alemanha.

Não vacinados devem refletir sobre o seu papel na sociedade, diz Merkel
Notícias ao Minuto

14:34 - 12/11/21 por Daniela Filipe

Mundo Covid-19

Perante a ameaça da quarta vaga da Covid-19 na Alemanha, a chanceler Angela Merkel alertou que aqueles que ainda não estão vacinados têm de perceber que devem proteger o resto da sociedade.

A declaração foi feita à margem da cimeira do fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla inglesa), onde a chanceler alemã discursou a convite da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern.

Merkel acrescentou ainda que os políticos devem explicar honestamente as medidas mais 'severas' ao público.

Temos de explicar que temos o direito a ser vacinados e que isso é uma grande sorte, uma grande conquista da ciência e da tecnologia, mas que também temos uma certa obrigação de contribuir para a proteção da sociedade”, sublinhou a chanceler alemã.

Entrevistada pelo presidente da Microsoft, Brad Smith, Merkle referiu também que os desafios da pandemia e das alterações climáticas são semelhantes, já que são ambos fenómenos exponenciais, cuja severidade foi difícil de compreender ao início.

“Quando começamos a ver um crescimento exponencial temos de agir imediatamente, e a perceção daquilo que ‘exponencial’ significa não é ampla nas nossas sociedades”, concluiu.

Os casos de Covid-19 têm estado a aumentar em toda a Europa, soando o alarme entre os especialistas, que temem que os sistemas de saúde fiquem novamente sobrecarregados devido à propagação da doença por parte das pessoas não vacinadas – principalmente no que toca as populações mais vulneráveis ao vírus, como é o caso dos idosos e das pessoas imunocomprometidas.

Foi hoje anunciado pelo ministro da Saúde, Jens Spahn, que a Alemanha reintroduzirá os testes grátis à Covid-19 a partir de sábado, assim como medidas que incluem o uso obrigatório de máscara e o distanciamento em espaços públicos, até março de 2022.

A Alemanha registou 48.640 novas infeções nas últimas 24 horas, - depois do número recorde de quinta-feira, de 50.196 novos casos - e 191 mortes. No total, o país contabiliza 4.942.890 casos desde o início da pandemia e 97.389 mortes, segundo os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch.

Leia Também: Incidência da doença na Alemanha continua a aumentar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório