Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Três migrantes desaparecidos quando tentavam atravessar o Canal da Mancha

Tentavam atravessar o Canal da Mancha em canoas para chegar ao Reino Unido. Foram dados hoje como desaparecidos, após terem sido realizadas buscas na quinta-feira para os encontrar, indicaram as autoridades francesas.

Três migrantes desaparecidos quando tentavam atravessar o Canal da Mancha
Notícias ao Minuto

10:35 - 12/11/21 por Lusa

Mundo Migrantes

Três migrantes que tentavam atravessar o Canal da Mancha em canoas para chegar ao Reino Unido foram dados hoje como desaparecidos, após terem sido realizadas buscas na quinta-feira para os encontrar, indicaram as autoridades francesas.

Cerca de mil migrantes entraram no Reino Unido na quinta-feira após atravessarem em embarcações o Canal da Mancha, estabelecendo um recorde de ingressos num único dia, declarou hoje o Ministério do Interior britânico.

Em relação aos migrantes desaparecidos, o centro de vigilância operacional e salvamento francês "foi informado na manhã (de quinta-feira) que duas canoas foram encontradas à deriva, ao largo de Calais, pela polícia nacional ['gendarmerie' nacional]", explicou a Autoridade Marítima do Canal da Mancha e do Mar do Norte num comunicado, divulgado na quinta-feira à noite.

De acordo com a agência France-Presse, a Autoridade Marítima francesa declarou que as buscas foram interrompidas ao início da noite de quinta-feira e provavelmente não serão retomadas hoje.

"Dois náufragos foram resgatados pelo barco Eulimène da polícia nacional e levados para Calais. Infelizmente, os migrantes declararam que três pessoas estavam desaparecidas", refere o comunicado.

Foram utilizados um rebocador de intervenção, socorro e salvamento, um helicóptero da Marinha Nacional e uma embarcação nas buscas, mas "apesar dos recursos mobilizados, não foi possível encontrar as três pessoas".

Durante a noite de quarta para quinta-feira, ocorreram muitas operações de resgate de migrantes em dificuldade, assim como nos dias anteriores. Cinquenta e duas pessoas, incluindo duas crianças, foram trazidas para a costa do lado francês.

Estes três novos desaparecimentos elevam para três mortos e quatro desaparecidos o saldo das tentativas em 2021 de travessia do canal, muito perigoso pela densidade do tráfego e as fortes correntes. Em 2020, seis pessoas morreram e três foram dadas como desaparecidas.

O Ministério do Interior britânico descreveu hoje como "inaceitável" o recorde de entrada de migrantes através do Canal da Mancha na quinta-feira.

Vários navios da força de fronteira britânica escoltaram diversas embarcações com migrantes até ao porto de Dover, no sudeste da Inglaterra, para evitar que corressem perigo.

O número de entradas desta quinta-feira superou os ingressos de migrantes no país no último dia 03 de novembro, quando um total de 853 atravessaram o Canal da Mancha.

Até ao momento, mais de 23.000 pessoas cruzaram o Canal da Mancha em barcos a partir de França para o Reino Unido.

De acordo com o Ministério do Interior britânico, 98% dos migrantes que entram no país pelo canal pedem asilo e, no primeiro semestre de 2021, as autoridades britânicas processaram 14.670 solicitações, face aos 35.737 pedidos em 2019 e 29.815 em 2020.

Um porta-voz do Ministério do Interior descreveu como "implacáveis" os grupos criminosos que lucram com a situação desesperada pela qual esses migrantes estão a passar.

Leia Também: Número de migrantes a atravessar o Canal da Mancha atinge novo máximo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório