Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Delegação de políticos dos Estados Unidos termina visita a Taiwan

Um grupo de senadores e congressistas dos Estados Unidos concluiu na quinta-feira uma visita de três dias a Taiwan, que gerou protestos de Pequim.

Delegação de políticos dos Estados Unidos termina visita a Taiwan
Notícias ao Minuto

07:10 - 12/11/21 por Lusa

Mundo Taiwan

A agência de notícias de Taiwan CNA informou que a delegação partiu na quinta-feira da ilha com destino ao Dubai, às 19:20 (12:20, em Lisboa).

Segundo a mesma fonte, os legisladores norte-americanos visitaram, na quinta-feira, a sede da empresa de semicondutores TSMC, uma das maiores produtoras do mundo daquele tipo de componentes, e foram depois ao templo de Confúcio, na cidade de Hsinchu.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do território informou apenas que a viagem foi organizada pelo Instituto Americano de Taiwan (a embaixada "de facto" de Washington na ilha, já que, em 1979, os Estados Unidos romperam relações diplomáticas oficiais com Taipé a favor de Pequim), e que as autoridades forneceram "assistência administrativa" e relacionada com as medidas de prevenção contra a covid-19.

Pequim acusou Washington de "violar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan" e considerou a presença de legisladores norte-americanos na ilha um "ato de provocação".

De acordo com o jornal de Hong Kong South China Morning Post, a delegação foi composta por pelo menos seis representantes políticos, incluindo os senadores John Cornyn, Tommy Tuberville, Mike Crapo e Mike Lee, e o congressista Jake Ellzey, todos do Partido Republicano.

O grupo aterrou em Taipé na terça-feira, a bordo de um avião militar dos Estados Unidos oriundo de Manila.

A última vez que representantes dos Estados Unidos visitaram Taiwan foi em junho passado, enquanto em abril outro grupo fez o mesmo, naquela que foi a primeira visita desde a chegada de Joe Biden à Casa Branca.

Taiwan, que é governada de forma autónoma desde 1949, foi o refúgio das forças do Partido Nacionalista Chinês (Kuomintang) depois de perder a guerra civil com os comunistas, que desde então reivindicam a soberania daquele território.

Ao longo deste ano, intensificaram-se as incursões de aviões militares chineses na zona de identificação aérea de Taiwan (554 entre setembro de 2020 e agosto de 2021, segundo um relatório recente dos militares do território).

Leia Também: Delegação de políticos norte-americanos inicia visita a Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório