Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

COP26: Países do Mercosul unem forças contra as mudanças climáticas

O Governo brasileiro, que exerce a presidência semestral do Mercosul, saudou hoje a decisão do Paraguai de se juntar aos outros três sócios do bloco num grupo negociador sobre mudanças climáticas no âmbito da COP26.

COP26: Países do Mercosul unem forças contra as mudanças climáticas
Notícias ao Minuto

23:59 - 11/11/21 por Lusa

Mundo COP26

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o Paraguai juntou-se à Argentina, Brasil e Uruguai, que já faziam parte de um grupo negociador que, além da 26.ª cimeira das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP26), participará em futuras negociações de combate às alterações climáticas.

"Os quatro países compartilham valores e interesses comuns, como atesta a ampla coordenação que mantêm no âmbito do Mercosul, marco da integração regional", afirma o comunicado.

A nota destaca que "esta é a primeira vez que os quatro integrantes do Mercosul unem esforços em favor da busca de soluções comuns e efetivas para o problema da mudança do clima".

O Governo frisou ainda o "forte compromisso" do Brasil com a "ação climática, o reconhecimento da ciência como pilar fundamental, a importância da agricultura para a segurança alimentar global e o papel vital dos ecossistemas para o desenvolvimento sustentável".

Segundo fontes oficiais, um dos objetivos do Mercosul nos fóruns globais de combate às mudanças climáticas será insistir no cumprimento de acordos internacionais para o financiamento dos esforços feitos por países menos desenvolvidos do mundo na preservação do planeta.

Leia Também: Cumprir metas de Paris custará 43 biliões em investimentos até 2050

Recomendados para si

;
Campo obrigatório