Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Migrações: Agências da ONU entregam ajuda na fronteira polaco-bielorrussa

Funcionários da agência das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) entregaram hoje ajuda humanitária a cerca de 2.000 pessoas retidas na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia.

Migrações: Agências da ONU entregam ajuda na fronteira polaco-bielorrussa

"Agora, a prioridade é evitar a perda de vidas e conseguir levar as pessoas para lugares mais seguros na Bielorrússia", disse o alto-comissário da ONU para os refugiados, Fillipo Grandi, que lidera uma delegação da agência em visita à região.

Esta primeira operação de ajuda humanitária para migrantes e refugiados (maioritariamente oriundos do Iraque e da Síria) que chegaram às portas da União Europeia (UE), na fronteira com a Polónia, foi realizada em colaboração com a Cruz Vermelha da Bielorrússia.

Grandi agradeceu às autoridades pela colaboração nesta operação e ofereceu a ajuda da sua agência para encontrar soluções para esta situação crítica.

Os migrantes estão agora numa "terra de ninguém", na área de fronteira, numa altura em que a Polónia aprova medidas para permitir a sua expulsão forçada e quando Minsk revoga um acordo de readmissão que assinou com a União Europeia.

Desde a passada primavera, aumentaram as tentativas de entrada de migrantes através da Bielorrússia com destino à Letónia, Lituânia e Polónia, o que a UE considera ser o resultado de um plano do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, para desestabilizar a Europa.

Leia Também: Migrações. ACNUR diz em Bruxelas que UE "pode e deve fazer melhor"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório