Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

China alerta para regresso à mentalidade de Guerra Fria

O Presidente chinês, Xi Jinping, alertou hoje para o ressurgimento de uma mentalidade de Guerra Fria no leste do Pacífico, numa altura em que os Estados Unidos tentam conter a ascensão da China.

 China alerta para regresso à mentalidade de Guerra Fria
Notícias ao Minuto

07:35 - 11/11/21 por Lusa

Mundo Xi Jinping

O comentário de Xi, à margem da cimeira anual do Fórum de Cooperação Económica da Ásia--Pacífico (APEC), surge semanas depois de os EUA, Reino Unido e Austrália anunciarem uma nova aliança de segurança para a região, que inclui o fornecimento de submarinos nucleares para a Austrália.

Pequim condenou aquele acordo.

A intervenção de Xi foi feita através de um vídeo pré-gravado. O Presidente chinês vai participar numa reunião virtual com outros líderes do Pacífico, incluindo o Presidente dos EUA, Joe Biden, no sábado.

Xi disse que as tentativas de traçar fronteiras na região através de linhas ideológicas ou geopolíticas fracassarão. "A região da Ásia-Pacífico não pode e não deve recair no confronto e divisão da era da Guerra Fria", frisou.

O Presidente chinês defendeu que a região deve assegurar o funcionamento das cadeias de abastecimento e continuar a liberalizar o comércio e os investimentos.

"A China vai permanecer firme no avanço das reformas e na abertura, visando adicionar ímpeto ao desenvolvimento económico", assegurou.

A tarefa mais urgente na região é fazer um esforço total para combater a pandemia, acrescentou.

No conjunto, os membros da APEC somam 3 mil milhões de pessoas e cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Mas tensões profundas dividem o grupo de 21 nações e territórios, que incluem membros com interesses divergentes entre si, como os EUA, China, Taiwan, Rússia e Austrália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório