Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 64 casos de assédio sexual em coro feminino na Dinamarca

Uma auditoria, promovida pela televisão pública dinamarquesa DR, aponta para pelo menos 64 casos de assédio sexual no seu prestigiado coro feminino DR Pigekor, que terão ocorrido ao longo de 20 anos, foi divulgado na quarta-feira.

Pelo menos 64 casos de assédio sexual em coro feminino na Dinamarca
Notícias ao Minuto

00:07 - 11/11/21 por Lusa

Mundo Abusos sexuais

"Como instituição, a DR (...) pede desculpa às antigas integrantes do coro feminino", destacou a estação de televisão, em comunicado.

Segundo a auditoria, o comportamento ofensivo, permitido devido a uma cultura nociva, ocorreu durante mais de 20 anos, mas nenhum caso foi reportado após 2010.

O coro feminino DR Pigekor conta com 50 coristas com idades entre 15 e 22 anos, noticia a agência AFP.

Entre os comportamentos reportados estão linguagem vulgar, obscena e de cariz sexual, um forte foco na aparência e uma cultura de silêncio.

O escritório de advogados Norrbom Vinding, encarregue pela auditoria, revelou que recebeu 129 relatos e que apenas 17 destes disseram não ter conhecimento ou não terem sido vítimas de assédio sexual.

A estação DR está ainda a estudar a possibilidade do pagamento de indemnizações por responsabilidade civil.

Em 2017, durante o surgimento do movimento '#MeToo', que levou milhares a quebrarem o silêncio, várias mulheres denunciaram o assédio que ocorria principalmente nos círculos culturais dinamarqueses.

Mas este movimento apenas se destacou no ano passado, quando milhares de mulheres denunciaram o sexismo generalizado, o assédio e o comportamento impróprio.

Nessa altura, os relatos sobre os comportamentos dentro do coro DR Pigekor levou a empresa a promover uma auditoria.

Leia Também: Dinamarca vai reimpor passe sanitário dois meses após tê-lo suprimido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório