Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Irão recebeu 300 mil refugiados afegãos desde que talibãs tomaram poder

Cerca de 300 mil refugiados afegãos chegaram ao Irão desde que, em agosto, os talibãs conquistaram o poder no Afeganistão, juntando-se aos 3,6 milhões que vivem no país há décadas, segundo o Conselho Norueguês para os Refugiados (CNR).

Irão recebeu 300 mil refugiados afegãos desde que talibãs tomaram poder
Notícias ao Minuto

17:05 - 10/11/21 por Lusa

Mundo Irão

"Milhares de homens, mulheres e crianças exaustos atravessam diariamente a fronteira entre o Afeganistão e o Irão à procura de segurança", adiantou hoje o CNR, que estimou que entre 4 mil e 5 mil afegãos atravessam diariamente a fronteira iraniana.

Face a esta situação, o CNR pediu ajuda internacional para que o Irão possa fazer frente à grande afluência de pessoas vindas do Afeganistão.

"Não se pode esperar que o Irão acolha tantos afegãos com tão pouca ajuda da comunidade internacional, que deve aumentar o apoio dentro do Afeganistão e aos países vizinhos, como o Irão, antes do inverno"", afirmou, num comunicado, o secretário-geral do CNR, Jan Egeland, que está de visita a Teerão.

A organização humanitária alertou para que, com a chegada do inverno, "centenas de milhares" de refugiados continuarão a atravessar a fronteira.

Dados do Alto Comissariado das nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) indicam que o Irão já acolhe cerca de 3,6 milhões de afegãos -- 780.000 registados como refugiados, 560.000 com passaporte afegão ou algum tipo de visto local e mais de 2,2 milhões de indocumentados.

O vizinho Paquistão alberga oficial e legalmente 1,4 milhões de afegãos, estimando-se que cerca de um milhão se encontre ilegalmente no país.

O Irão e o Paquistão acolhem cerca de 90% dos refugiados afegãos em todo o mundo, um êxodo que começou com a invasão soviética do Afeganistão, em 1979.

Recentemente, a ONU lançou uma petição de quase 300 milhões de dólares (quase 260 milhões de euros) para angariar ajuda humanitária para os refugiados afegãos que se encontram nos países vizinhos do Afeganistão, tendo, até agora, recebido 32% desse montante.

Leia Também: Irão anuncia libertação de petroleiro vietnamita apreendido no mar de Omã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório