Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Consulado pede a filipinos em Macau para se absterem de manifestações

O consulado-geral das Filipinas em Macau pediu hoje aos filipinos no território para se "absterem de organizar manifestações públicas" de caráter político.

Consulado pede a filipinos em Macau para se absterem de manifestações
Notícias ao Minuto

11:38 - 09/11/21 por Lusa

Mundo Política

A posição do consulado surge dois dias depois de mais de uma dezena de filipinos ter sido conduzida à esquadra pela polícia, quando manifestava apoio a um dos candidatos às eleições presidenciais do próximo ano, Ferdinand "Bongbong" Marcos, filho do antigo ditador Ferdinand Marcos.

Segundo o jornal Hoje Macau, 16 filipinos foram levados para a esquadra no domingo, onde permaneceram até segunda-feira, por uma alegada violação do direito de reunião e manifestação, bem como pelo uso abusivo do símbolo da região administrativa especial chinesa na produção de materiais de promoção do candidato presidencial Ferdinand "Bongbong" Marcos.

As sanções para o uso abusivo de símbolos de Macau e a participação em manifestações ilegais vão desde a simples multa até à pena de prisão.

O consulado filipino lembrou que para se promover qualquer manifestação pública é necessário obter uma autorização das autoridades da região administrativa especial chinesa e pediu a "todos os filipinos em Macau para se absterem de participar" em manifestações ou outras atividades de cariz político ou partidário.

Em comunicado, publicado no 'site', o consulado recordou ainda que os filipinos devem cumprir a lei de Macau e que qualquer violação da mesma pode resultar na cessação do respetivo contrato trabalho e consequente cancelamento do visto que lhe permite permanecer no território.

Em Macau, os filipinos constituem a segunda maior comunidade entre os trabalhadores não residentes, contando com mais de 28 mil pessoas, segundo os últimos dados das autoridades.

As eleições presidenciais filipinas estão previstas para maio.

A vice-Presidente, Leni Robredo, Ferdinand "Bongbong" Marcos, a lenda do boxe Manny Pacquiao e o presidente da câmara de Manila, Francisco Domagoso, conhecido como Isko Moreno, são os candidatos conhecidos.

A grande favorita nas sondagens, Sara Duterte, filha do atual Presidente, ainda não confirmou a candidatura.

Leia Também: BNU em Macau com quebra de 6,8% nos lucros até setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório