Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Nicarágua. EUA ameaçam com novas sanções face eleições "antidemocráticas"

Os Estados Unidos ameaçaram hoje impor novas sanções à Nicarágua após as eleições de domingo, classificadas por Washington como "antidemocráticas", que deram a vitória ao Presidente Daniel Ortega, acusado de ter detido "todos os principais candidatos" ao escrutínio.

Nicarágua. EUA ameaçam com novas sanções face eleições "antidemocráticas"
Notícias ao Minuto

19:33 - 08/11/21 por Lusa

Mundo Nicarágua

"O Governo Ortega-Murillo privou os nicaraguenses de qualquer escolha real, dissolvendo todos os verdadeiros partidos da oposição e detendo todos os principais candidatos presidenciais", disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pedindo a libertação imediata e incondicional dos opositores ao regime da Nicarágua.

O Presidente cessante da Nicarágua, Daniel Ortega, foi reeleito no domingo para um quinto mandato (quarto consecutivo) de cinco anos, com 74,99% dos votos, de acordo com os primeiros resultados oficiais parciais.

"Continuaremos a usar a diplomacia, medidas coordenadas com os nossos aliados e parceiros regionais, sanções e restrições de vistos" para responsabilizar "os cúmplices dos atos antidemocráticos do Governo de Ortega-Murillo", disse Antony Blinken, numa declaração.

No domingo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tinha denunciado as eleições na Nicarágua, classificando-as como uma "comédia".

"O que o Presidente da Nicarágua e a sua mulher, a vice-Presidente Rosario Murillo, orquestraram hoje é uma eleição pantomima, que não foi nem livre nem justa, e certamente não foi democrática", disse Biden, num comunicado.

Além do cargo de Presidente, 4,4 milhões de nicaraguenses foram chamados no domingo às urnas para eleger um vice-presidente, 90 deputados da Assembleia Nacional e 20 do Parlamento Centro-Americano.

Leia Também: EUA condenam ataque a PM do Iraque e oferecem ajuda na investigação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório