Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Irão exige que EUA retirem sanções e garantam nunca mais abandonar pacto

O Irão exigiu hoje que os Estados Unidos retirem as sanções económicas contra o país e ofereçam garantias de que não abandonarão novamente o acordo sobre o programa nuclear como condição para salvar o pacto de 2015.

Irão exige que EUA retirem sanções e garantam nunca mais abandonar pacto
Notícias ao Minuto

13:16 - 08/11/21 por Lusa

Mundo Nuclear

"O caminho para salvar o JCPOA (Plano de Ação Conjunto Global, designação do acordo nuclear) é claro", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Said Khatibzadeh, em conferência de imprensa, acrescentando que os Estados Unidos "devem levantar total e efetivamente as sanções opressivas".

Além disso, os EUA "devem garantir que nenhuma administração norte-americana repetirá o comportamento" do ex-Presidente Donald Trump, que abandonou, em 2018, o pacto assinado em 2015 com o Irão, Alemanha, Rússia, China, Reino Unido e França, referiu.

O anúncio destas condições é feito semanas antes da retoma de negociações em Viena, marcadas para dia 29, que visam 'salvar' o pacto nuclear, criado para limitar o programa atómico iraniano em troca do levantamento de sanções internacionais a Teerão.

Para se preparar para essas negociações, o principal negociador nuclear iraniano, Ali Bagheri Kani, vai visitar vários países europeus, incluindo França, Alemanha, Reino Unido e "provavelmente" Espanha -- embora esta não faça parte do pacto - na próxima semana.

Leia Também: Irão inicia manobras militares no estreito de Ormuz e no mar de Omã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório