Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

EUA reabrem fronteiras aéreas com 70% da população vacinada

Já é possível viajar praticamente sem restrições para os EUA a partir de quase todos os países da Europa (incluindo Portugal), México e Canadá.

EUA reabrem fronteiras aéreas com 70% da população vacinada
Notícias ao Minuto

08:25 - 08/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Para quem viaja a partir da Europa, será necessário fazer a apresentação de um teste negativo à Covid-19 e ainda uma prova de como a vacinação está completa. Para países como o Canadá e o México, é apenas necessário comprovar a vacinação completa com o certificado.

A abertura das fronteiras ocorre depois de os EUA terem atingido a meta de 70% da população adulta totalmente vacinada, e com a administração de doses de reforço para maiores de 65 anos em curso. Além disto também as crianças entre os cinco e os 11 anos vão começar esta semana a ser vacinadas.

O fim da proibição, não traz apenas a possibilidade de aumentar o tráfego aéreo entre todo o mundo e os EUA, mas também possibilita a reabertura dos mercados turísticos. Até agora, as viagens estavam restritas a viagens essenciais sob condições muito específicas, que não permitiam os níveis de turismo que os americanos estavam habituados.

As restrições de viagens que existiam até agora, e que impediam quase todas as deslocações não essenciais para os EUA, estavam em vigor desde março de 2020. Foram ainda aplicadas pelo ex-presidente Donald Trump. e mantidas pelo atual Presidente, Joe Biden, que chegou à Casa Branca em janeiro deste ano.

O Portal das Comunidades Portuguesas que faz parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, clarifica numa informação na sua página que para quem viaja de Portugal para os EUA vai agora necessitar de: "Um comprovativo de ciclo de vacinação completa contra a Covid-19" e "um comprovativo de teste negativo de Covid-19" feito 72 horas antes da viagem.

Mais. "As crianças com mais de 2 anos precisarão igualmente de apresentar um teste negativo", refere o organismo nacional.

A página clarifica ainda que "as autoridades americanas aceitam todas as vacinas que sejam aceites pela Organização Mundial da Saúde" que são também as vacinas administradas em Portugal. 

É ainda referido que é "obrigatório o uso de máscara em todos os edifícios federais americanos, assim como em todos os aeroportos, estações de comboio, portos, e estações de metro".

As pessoas que recuperaram de SARS-CoV-2 nos últimos 90 dias, não são obrigados a fazer teste para viajar para os EUA.

Leia Também: EUA condenam ataque a PM do Iraque e oferecem ajuda na investigação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório