Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Cidadão chinês condenado nos EUA por tentar roubar segredos comerciais

Um júri condenou na sexta-feira um cidadão chinês por tentar roubar segredos comerciais de empresas norte-americanas da aviação e do aeroespacial, incluindo tecnologia de motores a jato.

Cidadão chinês condenado nos EUA por tentar roubar segredos comerciais
Notícias ao Minuto

00:50 - 06/11/21 por Lusa

Mundo Justiça

O governo norte-americano alegou que, a partir de dezembro de 2013, Yanjun Xu recrutou técnicos que trabalhavam em empresas de aviação, incluindo a GE Aviation, em Cincinnati.

Xu era um subdirector de divisão no Ministério da Segurança de Estado chinês, que é a agência de informações e segurança da China.

Os procuradores federais asseguraram que Xu e outros pagavam aos recrutados para irem à China, com a cobertura de fazerem comunicações nas universidades.

Especificamente, Xu foi acusado de procurar roubar tecnologia da GE Aviation, que mais nenhuma empresa possui, para beneficiar o governo chinês, disse hoje Vipal Patel, o procurador do Distrito Sul do Ohio, que inclui Cincinnati.

Xu e outros operacionais discutiram como poderiam obter "informação altamente sensível" daqueles técnicos, segundo documentos do tribunal.

Xu foi detido na Bélgica em 2018, depois de para aí ter viajado em 2018, para se reunir com um funcionário da GE, que estava na Europa em vigem de negócios, sendo depois extraditado para os EUA, avançou o gabinete de Patel.

O cidadão chinês foi acusado de conspiração, tentativa de espionagem económica e roubo de segredos comerciais.

Declarou-se inocente, mas na sexta-feira foi considerado culpado de todas as acusações.

Incorre agora em uma sentença de até 25 anos de prisão e uma multa de cinco milhões de dólares.

Não está marcada uma data para a leitura da sentença.

Os advogados de Xu têm dito que este não é espião nem nunca procurou obter segredos comerciais e que o caso envolveu apenas acesso legal a informação comercial.

Leia Também: Pequim emite aviso severo a defensores da independência de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório