Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Putin proclama Crimeia para sempre parte da Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinalou hoje o Dia da Unidade Nacional da Rússia com uma deslocação à Crimeia, declarando que a região será para sempre parte do país.

Putin proclama Crimeia para sempre parte da Rússia
Notícias ao Minuto

21:03 - 04/11/21 por Lusa

Mundo Putin

A Rússia anexou a Crimeia em 2014, retirando-a à Ucrânia, uma jogada que o Ocidente considerou ilegítima, após a deposição do Presidente ucraniano pró-russo.

Putin exaltou a anexação, durante uma visita à cidade costeira de Sebastopol, porto de abrigo da frota russa do mar Negro.

"O nosso país recuperou a sua unidade histórica. Esse vínculo vivo e inquebrável pode ser sentido de forma especialmente forte, é claro, aqui em Sebastopol, na Crimeia", declarou.

A Crimeia "está com a Rússia para sempre agora, pois é essa a vontade soberana, livre e inflexível do povo, de todo o nosso povo", vincou Putin.

O Dia da Unidade Nacional celebra a expulsão, em 1612, das forças polaco-lituanas que ocupavam Moscovo. O feriado foi criado em 2005, em substituição da comemoração naquela data da Revolução Bolchevique, durante a era soviética.

O dia também se tornou ocasião para marchas de nacionalistas contra a imigração, mas as autoridades de Moscovo proibiram a realização de tais eventos na capital russa este ano.

Cerca de 20 pessoas foram detidas quando tentavam concentrar-se numa estação de metropolitano moscovita para um protesto nacionalista, segundo o OVD-Info, um grupo que monitoriza manifestações políticas e detenções nelas efetuadas.

Leia Também: Rússia analisará prejuízos de devolução à Ucrânia de tesouros da Crimeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório