Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EMA vai permitir uso de emergência de medicamento da Merck contra Covid

A decisão da agência coincide com a autorização do uso do fármaco no Reino Unido, anunciada também esta quinta-feira.

EMA vai permitir uso de emergência de medicamento da Merck contra Covid
Notícias ao Minuto

15:54 - 04/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai permitir que os países recorram ao uso de emergência do comprimido antiviral 'molnupiravir' contra Covid-19. O anúncio foi feito em conferência de imprensa por Marco Cavaleri, chefe de Produtos Biológicos e Estratégia de Vacinas da EMA.

O órgão europeu está a rever os dados do medicamento que, segundo a farmacêutica, é capaz de reduzir pela metade o risco de morte e hospitalização.

Enquanto os especialistas chegam a uma conclusão, a EMA decidiu agilizar o acesso ao tratamento, dando aos Estados-membros da UE um livre passe para autorizarem o seu uso de emergência.

A EMA “está preparada para dar apoio aos Estados-membros para que possam disponibilizar este tratamento para uso emergencial, antes de este receber autorização comercial”, disse Cavaleri, que explicou que a decisão para recorrer ao uso de emergência deve ser interpretada no contexto do novo aumento de casos que muitos países europeus estão a experienciar.

Esta decisão do regulador sobre o antiviral coincide com a autorização do uso do medicamento pelas autoridades reguladoras britânicas. O Reino Unido é, neste momento, o único país que aprovou o uso do fármaco.

O medicamento, 'molnupiravir', deve ser tomado duas vezes ao dia durante cinco dias por pessoas que estejam em casa com a doença, tendo apenas sintomas leves a moderados. Este interfere na capacidade de o coronavírus copiar o seu código genético e de se reproduzir. Os médicos disseram que o tratamento seria particularmente importante para quem não responde bem à vacinação.

Leia Também: Reino Unido autoriza comprimido da Merck, 1.º indicado para tratar Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório