Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro da Defesa em Cabo Verde para assinar acordo de cooperação

Lisboa, 04 nov 2021 (Lusa) -- O ministro da Defesa visita Cabo Verde esta sexta e sábado, onde estará com a sua homóloga e o primeiro-ministro cabo-verdiano e assinará um acordo de cooperação no domínio da Defesa entre os dois países até 2026.

Ministro da Defesa em Cabo Verde para assinar acordo de cooperação
Notícias ao Minuto

13:26 - 04/11/21 por Lusa

Mundo Cabo Verde

De acordo com uma nota enviada à imprensa, João Gomes Cravinho inicia esta sexta-feira (05 de novembro) uma visita de dois dias a Cabo Verde a convite da ministra da Defesa cabo-verdiana, Janine Lélis, "e no âmbito da Semana da Defesa Nacional, que se assinala no país".

No primeiro dia, Gomes Cravinho reúne-se com a sua homóloga "num encontro que servirá para analisar as relações bilaterais e que incluirá a assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa entre os dois países para o período entre 2021 e 2026".

Ainda nesse dia o ministro tem marcada uma visita ao Centro de Operações de Segurança Marítima, na cidade da Praia.

Já no sábado (06), o governante reúne-se com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e deverá assistir ao desfile militar do Dia da Defesa Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia.

Segundo a nota, antes de terminar a sua visita, Gomes Cravinho tem prevista uma visita ao navio da Marinha portuguesa, D. Carlos I, "que se encontra empenhado em missão de cooperação, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto".

O NRP D. Carlos I é um navio hidrográfico que tem como missão "apoiar a execução das atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico relacionadas com as ciências e as técnicas do mar, tendo em vista a sua aplicação prioritária em operações militares navais, designadamente nas áreas da hidrografia, da cartografia hidrográfica, da segurança da navegação, da oceanografia e da defesa do meio marinho", refere o "site" da Marinha portuguesa.

Leia Também: Dívida pública de Cabo Verde cresceu 8,6% num ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório