Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Buscas em quartéis na Bélgica por suspeitas de ligações à extrema-direita

Onze buscas foram efetuadas hoje na Bélgica, três das quais em quartéis militares, no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de ligações à extrema-direita, indicou a procuradoria federal do país.

Buscas em quartéis na Bélgica por suspeitas de ligações à extrema-direita
Notícias ao Minuto

17:03 - 03/11/21 por Lusa

Mundo Bélgica

A investigação da procuradoria surge na sequência do caso Jürgen Conings, sem ter, contudo, ligação direta com a morte desse militar radicalizado encontrado morto em junho, após uma perseguição de mais de um mês.

O militar, sinalizado pelas suas simpatias pela extrema-direita e que ameaçara atacar representantes do Estado belga e um virologista conhecido, suicidou-se com uma arma de fogo.

O caso evidenciou uma falha na vigilância de elementos radicalizados dentro do exército e abalou a Defesa belga. Vários inquéritos internos foram então realizados.

"Os indivíduos potencialmente envolvidos são suspeitos de ter difundido ou colocado à disposição do público mensagens com a intenção de incitar a cometer um crime relacionado com terrorismo. Este caso situa-se no âmbito de meios suspeitos de estarem ligados à extrema-direita", precisou a procuradoria em comunicado.

As 11 buscas efetuadas pela polícia judiciária de Charleroi (Valónia, sul) decorreram em três quartéis militares e oito residências particulares, segundo a procuradoria.

Segundo o jornal Le Soir, a investigação visa em particular quatro jovens soldados francófonos que trocavam opiniões extremistas nas redes sociais.

De acordo com a radiotelevisão pública belga RTBF, esta operação não tinha por objetivo fazer detenções, mas a eventual apreensão de material para análise.

Leia Também: Vinte e quatro migrantes resgatados ao largo da Bélgica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório