Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pedofilia. Bispos exortados a reconhecer responsabilidade da Igreja

Os bispos católicos franceses iniciaram hoje a sua reunião semestral, em grande parte dedicada ao relatório de uma comissão independente sobre pedofilia na Igreja e pressionados pelas vítimas de abuso sexual a reconhecer a responsabilidade da instituição.

Pedofilia. Bispos exortados a reconhecer responsabilidade da Igreja
Notícias ao Minuto

23:36 - 02/11/21 por Lusa

Mundo Pedofilia

Durante sete dias, até 08 de novembro, os cerca de 120 prelados reunidos em Lourdes, irão dedicar cerca de metade dos trabalhos à luta conta o abuso sexual de menores denunciado no relatório coordenado por Jean-Marc Sauvé e tornado público em 05 de outubro.

Segundo o bispo de Versalhes, Luc Crepy, citado pela AFP, o presidente da Conferência Episcopal, D. Eric de Moulins-Beaufort, que recebeu os bispos, "levantou a questão da responsabilidade" da Igreja, uma questão que "estará no centro da nossa reflexão ao longo da semana".

"Na Assembleia Episcopal, em março, já havia uma afirmação muito forte dessa responsabilidade da Igreja, dos bispos", referiu Luc Crepy numa entrevista a vários órgãos de comunicação social, sublinhando acreditar que no final desta semana se tenha ido "mais longe".

Eric de Moulins-Beaufort também "sublinhou o que anima os bispos: a expectativa imensa por parte das vítimas, de muitos fieis", acrescentou o bispo de Versalhes.

Desde 1950 cerca de 216 mil pessoas foram vítimas de abuso sexual quando eram menores por parte de clérigos (padres ou diáconos) ou religiosos e religiosas, em França.

Depois de terem estado reunidos à porta fechada durante a manhã de hoje, para começarem a examinar o relatório, os bispos receberam, durante a tarde, cinco das vítimas de abusos sexuais.

Leia Também: França promete alojamento alternativo a deslocados dos campos de Calais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório