Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ativistas colam-se ao chão como protesto em Inglaterra

Esta ação, na sequência de outras que se têm vindo a realizar, fez com que o trânsito estivesse parado durante três horas na estrada M25, na Grã Bretanha.

Ativistas colam-se ao chão como protesto em Inglaterra
Notícias ao Minuto

15:48 - 02/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Protestos

Desta vez, os protestos por parte dos ecologistas britânicos realizam-se fora de Londres e do sudeste da Inglaterra. Esta manhã os manifestantes bloquearam a circulação na estrada M25, junto à rotunda South Mimms.

Por volta das 8h, seis manifestantes tinham já tentado bloquear a estrada, mas foram impedidos pelas autoridades. 

De acordo com o Evening Standard, nem todos se colaram à estrada, alguns sentaram-se apenas na calçada junto à bandeira do grupo ativista.

No local estiveram mais de uma dezena de polícias e sete viaturas, realizando a detenção de um homem. Este protesto ocorre na sequência de uma ampla campanha que conta já com cerca de 60 manifestantes. 

O grupo, denominado Insulate Britain, revelou que esta ação é uma “campanha de resistência civil não violenta” que vai já na oitava semana e marcou presença na M25 J23 em Londres, A4400 em Birmingham e M56 J6 em Manchester.

Um porta-voz do grupo desvendou que, como consequência destes atos, um grupo de nove apoiantes do movimento terá que comparecer no tribunal no dia 16 de novembro e espera-se que mais 23 sejam convocados. Os ativistas estão sujeitos a multas ilimitadas e sentenças de prisão em caso de desobediência ao tribunal.

Diana Warner, ativista de 62 anos, médica reformada, afirmou que “uma das  importantes razões para sair à rua hoje foi demonstrar que estamos todos juntos. Não somos apenas nove”.

Leia Também: COP26: Centenas de ativistas concentram-se em Glasgow

Recomendados para si

;
Campo obrigatório