Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"Vax" é a palavra do ano para o Oxford English Dictionary

O uso de palavras relacionadas com vacinas aumentou substancialmente em 2021 devido à Covid-19.

"Vax" é a palavra do ano para o Oxford English Dictionary
Notícias ao Minuto

09:03 - 02/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Palavra do Ano

"Vax” foi o termo escolhido pelo Oxford English Dictionary (OED) para ocupar o lugar de palavra do ano, revelou a instituição britânica, esta segunda-feira.

Podendo ser definida como “um coloquialismo que significa vacina ou vacinação como substantivo, e vacinar como verbo”, “vax” foi, para Fiona McPherson, editora sénior do OED, a escolha “óbvia”, já que esta foi a palavra “com mais impacto” em 2021.

“Remonta aos anos 1980, pelo menos, mas, segundo o nosso corpus, raramente foi usada até este ano”, acrescenta, em declarações à BBC.

Em setembro, “vax” era 72 vezes mais frequente no vocabulário do dia a dia do que no período homólogo do ano passado, conforme indica o relatório do OED.

É uma palavra curta, contundente e que chama a atenção”, explicou a lexicógrafa ao New York Times, acrescentando que “é usada em todo o tipo de combinações que permitem formar novas palavras”, como é o caso de “double-vaxxed” (dupla vacinação), “unvaxxed” (não vacinado) ou “anti-vaxxer” (antivacina).

Ainda que seja mais usada na América do Norte, Austrália e Sudeste Asiático, a palavra está a ganhar tração no Reino Unido e noutras variantes do inglês.

Em 2020, o OED não nomeou uma palavra do ano, mas destacou uma seleção de várias palavras-chave e expressões que refletiram um ano completamente atípico, entre as quais “Covid-19”, “lockdown” (confinamento), “working from home” (teletrabalho), e ainda Black Lives Matter ou “bushfires" (incêndios florestais), que identificam outros acontecimentos marcantes do ano passado.

Leia Também: Além de vídeos antivacinas, YouTube remove vários canais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório