Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ativistas globais reúnem-se em Roma para exigir ações contra a China

Legisladores de todo o mundo protestam perto da cúpula onde se realizará a cimeira do G20.

Ativistas globais reúnem-se em Roma para exigir ações contra a China
Notícias ao Minuto

20:08 - 29/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo G20

Os ativistas protestam contra a presença do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e pedem aos líderes que não deixem que a China abuse dos direitos humanos em troca da cooperação de Pequim na crise climática.

Muitos dos que participaram no protesto que ocorreu em Roma foram proibidos de viajar para a China como punição por fazer campanha contra a repressão chinesa em Xinjiang.

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, dirigiu-se remotamente aos manifestantes esclarecendo que Taiwan estava na linha da frente de uma guerra ideológica contra o autoritarismo expansionista. Joseph Wu era esperado em Roma, mas a viagem foi cancelada devido a especulações de que Itália poderia não estar disposta a dar-lhe um visto.

“A China está a tentar destruir a democracia em Taiwan”, disse Joseph Wu. De acordo com o The Guardian, o ministro solicitou ao Ocidente mais liberdade de operações de navegação no Mar da China Meridional e num nível mais alto de intensidade.

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan afirmou ainda: "a experiência de Hong Kong mostrou-nos como a República Popular da China é capaz de lutar contra direitos que as pessoas costumavam considerar garantidos”.

O presidente chinês, Xi Jinping, também não compareceu pessoalmente à cúpula do G20. Reafirmou recentemente que a reunificação de Taiwan é um objetivo chinês e, como tal, aumentou a atividade militar perto da ilha. 

Joe Biden prometeu proteger Taiwan, mas tem havido contradições dentro de alguns governos ocidentais sobre como evitar críticas à China poderá resultar na sua cooperação antes da conferência climática COP26 em Glasgow .

Alguns diplomatas chineses disseram que haverá consequências para a cooperação da China no clima se o histórico de direitos humanos do país for destacado.

Leia Também: G20 reúne-se em Roma com clima e combate à pandemia na agenda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório