Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Biden e Macron querem reforçar parceira estratégica entre a UE e a NATO

Os Presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, mostraram-se hoje dispostos a fortalecer a parceria estratégica entre a União Europeia (UE) e a NATO.

Biden e Macron querem reforçar parceira estratégica entre a UE e a NATO
Notícias ao Minuto

18:31 - 29/10/21 por Lusa

Mundo NATO

No início da reunião que realizaram hoje em Roma - a primeira após a crise diplomática que eclodiu em setembro com a venda de submarinos nucleares norte-americanos à Austrália -- Biden e Macron apareceram sorridentes e cordiais, mostrando-se sintonizados em várias matérias.

"Queremos fortalecer a parceria estratégica entre a UE e a NATO", disse o Presidente francês, que também manifestou o desejo de cooperar na segurança do Indo-Pacífico, da qual a França se sentiu deslocada após "a crise dos submarinos".

Macron destacou que Paris e Washington estão "num processo de recuperação da confiança, que se traduz em cooperação reforçada".

Biden elogiou a França como seu "mais antigo e leal aliado", "extremamente valioso", antes de reconhecer a "falta de jeito" dos Estados Unidos em relação à forma como foi realizado o negócio da compra de submarinos nucleares à Austrália, que anulou um contrato que Paris tinha com Camberra para venda de submarinos nucleares, criando um grave incidente diplomático.

Leia Também: Biden admite que EUA foram "desajeitados" no negócio dos submarinos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório