Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Zuckerberg anuncia o novo nome da empresa que gere o Facebook e Instagram

Meta é o novo nome da empresa que gere as redes sociais mais usadas do mundo. Anúncio foi feito esta quinta-feira por Mark Zuckerberg. A situação é parecida com o Google, que tem a Alphabet como controladora.

Zuckerberg anuncia o novo nome da empresa que gere o Facebook e Instagram
Notícias ao Minuto

19:44 - 28/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Tech Facebook

A empresa que controla o Facebook e as aplicações, como o Instagram e WhatsApp, tem novo nome.

Vai-se chamar Meta, numa tentativa de abranger a sua visão de realidade virtual para o futuro, a qual designa por "metaverso", anunciou esta quinta-feira o cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, num evento sobre realidade virtual. 

A rede social em si mantém o nome Facebook, assim como a estrutura corporativa da empresa também não irá sofrer alterações, mas as suas ações passarão a ser negociadas sob a designação "MVRS" em 1 de dezembro.

"O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icónica de rede social, mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos", explicou Zuckerberg, sustentando que "no nosso ADN somos uma empresa que desenvolve tecnologia para conectar pessoas".

Os críticos apontam, no entanto, que a mudança parece ser uma tentativa de desviar as atenções dos 'Facebook Papers', um conjunto de documentos confidenciais que foram expostos e divulgados por um consórcio de órgãos noticiosos, incluindo a Associated Press (AP).

Muitos desses documentos, mencionados pela primeira vez por Frances Haugen, uma ex-funcionária do Facebook que se tornou denunciante, revelam como a empresa fundada por Mark Zuckerberg ignorou ou subestimou avisos internos sobre as consequências negativas e prejudiciais causadas pelos algoritmos da rede social em todo o mundo.

Zuckerberg diz esperar que o "metaverso" alcance mil milhões de pessoas durante a próxima década e que será um lugar onde as pessoas poderão interagir, trabalhar e criar produtos ou conteúdos no que espera ser um ecossistema que irá criar milhões de empregos para criativos.

O diretor executivo justificou a mudança de nome afirmando que "Facebook" não abrange tudo o que faz a empresa que inclui, além da rede social principal, o Instagram, o Messenger, a Quest VR e a plataforma Horizon VR, entre outras.

[Notícia atualizada às 20h54]

Leia Também: Investidor do Facebook critica anunciantes que usam a rede social

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório