Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Gangue armado sequestra homem em pleno dia em Joanesburgo

Três homens armados sequestram na quarta-feira, em pleno dia, um homem, em Fordsburg, subúrbio da baixa de Joanesburgo, onde reside uma grande comunidade indiana e paquistanesa, elevando para sete os raptos conhecidos no país nas últimas duas semanas.

Gangue armado sequestra homem em pleno dia em Joanesburgo
Notícias ao Minuto

18:46 - 28/10/21 por Lusa

Mundo África do Sul

De acordo com uma gravação vídeo do incidente, divulgado hoje na imprensa sul-africana, a vítima foi levada à força do carro em que seguia sob ameaça de várias armas apontadas, cerca das 13:36 de quarta-feira.

A gravação vídeo, que se tornou viral nas redes sociais, mostra o homem a ser forçado a sair do automóvel e a entrar num outro ligeiro, estacionado à frente, que o bloqueou na via pública.

A polícia sul-africana em Gauteng, província onde se situa Joanesburgo e a capital do país, Tshwane (antiga Pretória) escusou-se a comentar o caso de sequestro em Joanesburgo.

"A polícia não comenta casos de sequestro, pois pode colocar a vida da vítima em perigo", declarou o porta-voz da polícia em Gauteng, Mavela Masondo, ao portal sul-africano News24.

Nas últimas duas semanas, pelo menos cinco sequestros à mão armada ocorreram na grande Joanesburgo, um empresário foi raptado na cidade portuária de Durban, litoral do país, e quatro crianças da mesma família foram sequestradas em Polokwane, província de Limpopo, vizinha a Moçambique, segundo o ativista anti-crime sul-africano Yusuf Abramjee à Lusa e o principal semanário da comunidade indiana, em Pretória.

O rapto do empresário em Durban ocorreu também na quarta-feira, segundo o jornal comunitário Laudium.

O porta-voz policial na província de Limpopo, Motlafela Mojapelo, explicou à Lusa que a viatura privada que transportava as quatro crianças foi emboscada a caminho do estabelecimento de ensino, em Polokwane, na quarta-feira da semana passada, por um grupo de sete homens armados, desconhecendo-se até ao momento o seu paradeiro.

Yusuf Abramjee sublinhou, em declarações à Lusa, que os empresários sul-africanos de origem indiana "estão a ser visados, de forma semelhante ao que acontece em Moçambique".

Dados oficiais da polícia sul-africana (SAPS) indicam um aumento substancial de 133% nos casos denunciados à polícia desde 2010/11, de 2.839 casos para 6.623 em 2019/20, segundo o Instituto de Estudos de Segurança de Pretória.

Leia Também: Eleições: África do Sul destaca 10 mil soldados para aumentar segurança

Recomendados para si

;
Campo obrigatório