Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Diplomacia dos EUA foca-se na cibersergurança, clima e multilateralismo

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, apresentou hoje um plano de reestruturação da diplomacia norte-americana, centrado na cibersegurança, clima e multilateralismo.

Diplomacia dos EUA foca-se na cibersergurança, clima e multilateralismo
Notícias ao Minuto

22:59 - 27/10/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Blinken, que assumiu o cargo no início do ano, realçou em discurso no Instituto de Serviço Externo, em Arlington, no Estado da Virgínia, que vai ser decisivo concentrar a capacidade da diplomacia nas "áreas chave para a segurança nacional", para a tornar "mais ágil, efetiva e diversa".

Para isso, especificou que solicitou um assamento do orçamento para as tecnologias de informação em 50% e a criação de uma Direção do Ciberespaço e Política Digital.

"Queremos assegurar-nos que a tecnologia trabalha para a democracia, luta contra a desinformação, defender a liberdade da internet e reduzir o mau uso das tecnologias de informação", garantiu Blinken.

Neste sentido, assinalou que vai reforçar a formação em alterações climáticas e criar posições diploma+tias exclusivamente dedicadas ao tema de países fundamentais, como Índia e Brasil.

o chefe da diplomacia norte-americana destacou ainda o compromisso do governo de Joe Biden com o multilateralismo.

"Se não nos envolvermos nas instituições internacionais, vamos deixar um vazio, que provavelmente vai ser preenchido por outros que não partilham os nossos valores, e desperdiçar os benefícios da ação coletiva", aduziu Blinken.

O governante norte-americano viaja na quinta-feira, com Biden, para cimeira do Grupo dos 20 (G-20), em Roma, durante este fim de semana, e depois para a da Organização das Nações Unidas dedicada às alterações climáticas, em Glasgow, na Escócia.

Leia Também: Blinken promete examinar todos os erros na retirada de Cabul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório