Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Papa Francisco vai visitar o Canadá em tensão entre a Igreja e Indígenas

A visita acontece depois de um pedido das comunidades indígenas canadianas para a Igreja Católica reconhecer os crimes que aconteceram contra crianças indígenas em escolas católicas no Canadá.

Papa Francisco vai visitar o Canadá em tensão entre a Igreja e Indígenas
Notícias ao Minuto

07:10 - 28/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Papa Francisco,Igreja Católica,Canadá,Indígenas

O Papa Francisco aceitou visitar o Canadá tendo em conta os constantes pedidos por parte das comunidades indígenas do país para que a Igreja Católica assumisse a sua culpa em crimes cometidos contra as suas comunidades, que tinham como alvo crianças que eram obrigadas a estudar em escolas católicas onde eram mal tratadas.

As queixas das comunidades indígenas relatam episódios de abusos e mortes de crianças que aconteceram nestas mesmas escolas até 1990, o ano em que fechou a última destas escolas. Todos estes crimes com a permissão do estado canadiano e sob responsabilidade da Igreja Católica.

Na semana passada, Francisco aceitou o convite da Conferência de Bispos do Canadá para visitar o país e, segundo o próprio, citado pelo jornal The Guardian, tentar a "reconciliação com os povos indígenas".

A data da visita ainda não está marcada, mas poderá ser o palco de um pedido de desculpas formal da Igreja Católica a estas comunidades tal como estas exigem, com apoio do primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Leia Também: Menino 'invade' audiência do Papa e recebe solidéu igual ao de Francisco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório