Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mil desenhos de Andy Warhol vão ser vendidos... mas só um é verdadeiro

Cada um terá o custo de 250 dólares, mas 999 são falsificações elaboradas.

Mil desenhos de Andy Warhol vão ser vendidos... mas só um é verdadeiro
Notícias ao Minuto

08:49 - 27/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Arte

Um grupo de arte de Nova Iorque anunciou a venda de 1.000 esboços de Andy Warhol por 250 dólares (215 euros) cada... mas 999 deles são falsificações elaboradas.

O coletivo MSCHF com sede em Brooklyn anunciou que o seu novo projeto 'Museu de Falsificações' envolve um único esboço de Andy Warhol intitulado 'Fairies' e 999 cópias feitas por uma máquina com papel envelhecido artificialmente para combinar com o original.

A obra de arte real foi misturada aleatoriamente com as falsificações, então um dos compradores vai receber a obra verdadeira por apenas 250 dólares, enquanto os outros 999 vão receber cópias.

Daniel Greenberg, responsável da MSCHF, explicou que o esboço foi vendido por 8.125 dólares (7 mil euros) pela casa de leilões Christie's em 2016, mas que o seu valor atual é estimado em cerca de 20 mil dólares (mais de 17 mil euros).

Segundo o grupo afirma, o objetivo do projeto é marcar uma posição, mandar uma mensagem, sobre obras de arte famosas que só são acessíveis aos ricos. "Ao enterrar a agulha no palheiro, tornamos o original tão falso quanto qualquer uma das nossas réplicas", referem na página de internet dedicada.

Leia Também: Série gráfica de camiões criada por Andy Warhol vai ser vendida em leilão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório