Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Trudeau apresenta novo governo canadiano, composto por 38 ministros

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, reeleito em setembro para um terceiro mandato, apresentou hoje o seu novo executivo, paritário e composto por 38 ministros.

Trudeau apresenta novo governo canadiano, composto por 38 ministros
Notícias ao Minuto

18:44 - 26/10/21 por Lusa

Mundo Canadá

Trudeau promoveu a liberal Mélanie Joly, uma advogada do Quebeque de 42 anos, eleita deputada pela primeira vez em 2015, ao cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros, para substituir Marc Garneau, que abandona o Governo. Joly era até agora a ministra do Desenvolvimento Económico e das Línguas Oficiais.

A alguns dias da cimeira COP26 sobre o clima, o chefe do executivo canadiano nomeou o ativista ecologista Steven Guilbeault para liderar o Ministério do Ambiente e das Alterações Climáticas. Conhecido por ter cofundado a organização Equiterre, o mais importante organismo ambiental do Quebeque, Guilbeault foi também diretor e responsável de campanha na Greenpeace.

A antiga ministra da Administração Interna, Anita Anand, que tinha a seu cargo a distribuição de vacinas contra a covid-19 no Canadá, torna-se agora ministra da Defesa Nacional. É a segunda mulher a ocupar a pasta, numa altura em que altas patentes militares são alvo de acusações de agressões sexuais.

"Esta equipa diversificada continuará a encontrar soluções concretas para os desafios que os canadianos enfrentam e a pôr em prática uma agenda progressista, enquanto termina de combater a covid-19", afirmou o gabinete do primeiro-ministro em comunicado.

Justin Trudeau foi reeleito para liderar um Governo minoritário a 20 de setembro deste ano. A nova composição da Câmara dos Comuns é quase idêntica à da anterior legislatura.

No fim de setembro, o primeiro-ministro já tinha confirmado a nomeação de Chrystia Freeland como ministra das Finanças e vice-primeira-ministra do Canadá, um cargo que já ocupava antes das últimas eleições.

No início de outubro, Trudeau fez saber que as prioridades do seu Governo seriam a luta contra a covid-19, a luta contra o aquecimento global, fazer avançar a reconciliação com os povos indígenas do país e avançar para a criação de uma rede nacional de creches.

Leia Também: Canadá vai passar a receber e integrar refugiados norte-coreanos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório