Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mãe e filha lutam contra cancro na mama ao mesmo tempo. Ambas venceram

Foram diagnosticadas com oito meses de diferença.

Mãe e filha lutam contra cancro na mama ao mesmo tempo. Ambas venceram
Notícias ao Minuto

11:10 - 26/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Cancro

Uma mãe e filha, do estado norte-americano do Nebraska, lutaram juntas contra o cancro na mama, depois de terem sido ambas diagnosticadas com a doença, com apenas oito meses de diferença.

Amanda Nelson já sabia que tinha um grande risco de ter um cancro, dado que o historial clínico da sua família assim o indicava. Assim, não foi com grande surpresa que recebeu a notícias que, apesar de tudo, não desejava receber.

A mulher é portadora do gene BRCA-2, que a torna mais suscetível a sofrer da doença pelo que, como a própria afirma, não havia muitas dúvidas de que teria cancro. " A única duvida era: quando?".

O diagnóstico surgiu em 2019 num momento contudo delicado: a sua mãe também estava a lutar contra a doença. Assim, apesar de preparada para o diagnóstico Amanda admite que foi difícil lutar contra o cancro, ao mesmo tempo que tinha que estar ao lado da mãe.

Os tratamentos das duas foram muito diferentes. Amanda foi submetida a uma mastectomia dupla, enquanto que a sua mãe, Terry Wulf, foi submetida a várias rondas de quimioterapia e medicação oral intensiva.

Após uma árdua luta, mãe e filha venceram e os cancros de cada uma estão em remissão.

"Só quero pensar que consegui passar por isso. E agora vou apenas viver a minha vida", afirma Terry Wulf.

Mãe e filha querem ser um exemplo na luta contra a doença, incentivando outras mulheres a vigiar a sua saúde por forma a tornar a doença mais controlável.

Leia Também: Isabela Cardinali posa nua para apelar à prevenção do cancro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório